CRCSC se reúne com representantes da Celesc e pede equiparação do piso salarial

Data: 4 de agosto de 2011

\"\"

Participaram da reunião (da esquerda para a direita) o diretor executivo do CRCSC, João Carlos dos Santos, o vice-presidente Adilson Cordeiro, o presidente do Conselho de Administração da Celesc, Pedro Bittencourt Neto, o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, e o conselheiro Arlindo Magno de Oliveira

A pedido do Sindicato dos Contabilistas de Florianópolis (Sincópolis) e dos funcionários do grupo Celesc, o presidente do CRCSC, Sergio Faraco – acompanhado pelo vice-presidente Adilson Cordeiro e pelo diretor executivo da entidade João Carlos  dos  Santos  - esteve nesta quarta-feira pela manhã com o presidente do Conselho de Administração da estatal, Pedro Bittencourt Neto, e com o conselheiro Arlindo Magno de Oliveira.  Na oportunidade, os representantes do CRCSC entregaram um ofício solicitando a equiparação do piso salarial dos profissionais da contabilidade ao dos engenheiros, seguindo o mesmo procedimento adotado em relação aos advogados da empresa, que no dia 7 de julho tiveram essa medida homologada pelo Conselho de Administração.

No texto, o Conselho de Santa Catarina argumenta que os profissionais da contabilidade executam a importante tarefa de “subsidiar a tomada de decisões no tocante ao controle e consequente gerenciamento da empresa em relação ao seu patrimônio”.  Em resposta o presidente do Conselho de Administração, disse que a classe contábil é “essencial para a empresa”.

Pedro Bittencourt Neto se comprometeu a colocar o assunto na pauta da próxima reunião do Conselho de Administração, que acontece no dia 11 de agosto. “Vamos fazer a leitura e o posterior encaminhamento à diretoria executiva, a quem cabe à apreciação desse tipo de pedido”, informou. Ele lembrou que, no caso dos advogados, o pedido de revisão do piso partiu diretamente da diretoria executiva, que, na sequencia, repassou - já com o seu aval - o pleito ao Conselho de Administração. “A reivindicação entregue pelo CRCSC é pertinente e merece uma análise aprofundada”, garantiu Bittencourt.

Para o presidente do CRCSC, a equiparação do piso à categoria dos engenheiros impede que a Celesc perca talentos contábeis para o mercado, que hoje está cada vez mais consciente do valor do profissional da contabilidade e da importância deste para a boa gestão de qualquer tipo de organização. “Temos certeza que a Celesc, cuja diretoria hoje está pautada pelo profissionalismo e transparência, saberá entender a importância de nosso pedido”. Faraco ressaltou que todas as tratativas envolvendo esse assunto tem contado com a participação efetiva do representante do Sincópolis, Alaércio Amorim.

O vice-presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe de contadores da Celesc, que no início deste ano publicou as demonstrações do Grupo, de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS). Conforme ele, a iniciativa do Conselho de Santa Catarina em pedir a equiparação do piso está em sintonia com ações já feitas pela OAB e que, também, estão sendo promovidas pelo CRA/SC. “O objetivo comum é apoiar e valorizar os profissionais”, disse.

O diretor de Gestão Corporativa da Celesc e ex-conselheiro do CRCSC, André Bazzo, informou que diretoria colegiada da Celesc Distribuição já determinou o levantamento da realidade salarial das empresas concessionárias de energia elétrica para verificar a necessidade de ajuste na remuneração paga às categorias profissionais que integram o seu quadro.

Fonte: Márcia Quartiero -  Assessoria de Comunicação CRCSC