Nota fiscal eletrônica é lançada na Capital

Data: 16 de agosto de 2011

\"\"

A partir da próxima semana, prestadores de serviços e empresas com sede na capital já poderão utilizar o sistema de nota fiscal eletrônica. Para isso, bastará solicitar aos seus contadores que requeiram o serviço por meio da FIAC (Ficha de Inscrição e Atualização Cadastral), no site da  Secretaria Municipal da Receita de Florianópolis.  O  lançamento da Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica (NFPS-e) aconteceu nesta segunda-feira tendo como anfitriões o prefeito Dário Berger e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Sergio Faraco.

Participaram da solenidade, realizada no auditório do CRCSC, vários secretários municipais, bem como o presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Saulo Sperotto, o vice-presidente Marcello Seemann, o assessor do secretário da Fazenda Ubiratan Rezende, Ari Pritsch, e lideranças contábeis do Estado.

Coube ao secretario Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, fazer uma exposição sobre o sistema, bem como os programas que vem sendo adotados  para melhorar e agilizar a relação entre o fisco e o contribuinte.

.\"\"

O presidente do CRCSC  Sergio Faraco ressaltou que, além da melhor qualidade nas informações, a NFPS-e, terá um impacto positivo no meio ambiente, por conta da economia de  toneladas de papel, que antes eram gastas na impressão das notas fiscais tradicionais.

Já o prefeito Dário Berger destacou que a NFPS-e faz parte do esforço do executivo municipal para a modernização administrativa, um dos principais projetos da sua administração. Para o prefeito, os resultados que tem sido colhidos até agora tem uma parcela importante de contribuição da classe contábil e do Conselho Regional de Contabilidade. “Sempre tivemos nos profissionais da contabilidade parceiros interessados em aprimorar nossos serviços e melhorar o atendimento oferecido à população”, observou.

Na avaliação do vice-presidente do CRCSC, Marcello Seemann, além de facilitar a vida do contador e do contribuinte, o sistema trará mais segurança, evitando erros e atos de má-fé. “Como o contador não vai mais precisar digitar nota por nota, mas pegará o relatório pronto com a prefeitura, será mais difícil que se cometam erros ou supressão de informações que possam deturpar o valor correto do imposto a recolher”, disse.

Outra vantagem apontada por Seemann é o trânsito das notas que até agora era feito de forma física. “Com esse novo modelo a pessoa poderá enviar a nota de onde estiver, desde que haja acesso à internet.”

A prefeitura realizará no CRCSC três treinamento dirigidos aos profissionais da contabilidade. As duas primeiras turmas, dias 17 e 22, já estão com suas vagas esgotadas. Ainda podem ser feitas inscrições para a terceira turma, marcada para o dia 30 de agosto, das 14 às 18 horas.

Fonte: Márcia Quartiero - Assessoria de Comunicação CRCSC