BID apoia Gefin na implementação de novas normas contábeis

Data: 18 de agosto de 2011

Os representantes de seis estados da federação que fazem parte do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), comissão técnica vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o coordenador da Comissão de Modernização da Gestão Fazendária (Cogef) André Cordeiro, e também a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Luciana Pimentel, se reuniram em Salvador nos dias 4 e 5 de agosto. O objetivo deste encontro foi elaborar, juntamente com o BID, um termo de referência para contratação de consultoria especializada que elabore um diagnóstico da situação atual dos Estados e DF no que se refere a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS).

O Diretor de Contabilidade Geral da SEF/SC e coordenador do Grupo de Trabalho Contabilidade do Gefin Adriano de Souza Pereira, destaca que esta análise deverá apresentar a situação dos estados em relação aos procedimentos adotados, avaliar os sistemas de informação em operação e elaborar uma lista de recomendações para implementação da convergência de novas normas contábeis. De acordo com o coordenador executivo do Gefin e auditor fiscal da Bahia Augusto Monteiro, para contratação da consultoria, o BID disponibilizou recursos da ordem de R$ 100 mil. Segundo o coordenador, o próximo passo da comissão será a contratação da consultoria para que seja feita a primeira avaliação de cada estado.

O representante do estado de São Paulo no GEFIN, Roberto Yamazaki, destaca que a realização do projeto em parceria com o BID é o início de uma nova fase do grupo, que existe desde 2004. "Ao longo do tempo o Gefin discute temas de grande relevância da gestão financeira e agora atingimos um patamar de maturidade que vai nos permitir alçar novos vôos, captar novos recursos", disse. Célia Carvalho, representante de Minas Gerais e presidente do Gefin, destacou a importância dessa conquista, que dá subsídio para a ampliação das negociações nacionais e internacionais, com objetivo de captação de recursos adicionais. Participaram também da reunião o representante do estado do Paraná, César Ferreira e de Alagoas, Marcos Rangel.

Sobre o GEFIN

O Gefin reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação dos estados brasileiros e tem por objetivo prestar assessoria aos Secretários reunidos no Confaz, promover o intercâmbio de experiências, padronização de procedimentos, soluções e sistemas nas áreas de gestão fiscal, programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira entre as unidades federativas.