Esclarecimento sobre certificado digital na carteira de identidade profissional

Data: 21 de agosto de 2011

Recentemente, a empresa responsável pela confecção das carteiras de Identidade Profissional da Contabilidade trocou o fornecedor encarregado pela entrega do chip criptográfico, que permite ao contabilista inserir nela o certificado digital. Por conta dessa transição, ocorreram alguns problemas localizados, que fizeram com que uma pequena parcela de profissionais, que requereram a carteira em um determinado período, não conseguisse fazer o uso da certificação digital.

Assim que soube dessa situação, o CRCSC - juntamente com o Conselho Federal de Contabilidade - tomou as medidas necessárias para sanar os problemas e impedir que eles possam se repetir no futuro.

Em Santa Catarina, quatro profissionais procuraram o Conselho para reclamar. Prontamente, os quatro casos foram equacionados.

O CRCSC pede para que - caso haja mais algum outro profissional que tenha verificado idêntico problema – este procure a entidade o mais breve possível.

Vale lembrar que a Carteira de Identidade do Profissional da Contabilidade, instituída pelo CFC em 2007, oferece gratuitamente um certificado digital e-CPF (válido por um ano) aos profissionais que solicitam o seu registro na entidade. Esse benefício deve-se a uma parceria firmada entre o CFC e a Autoridade Certificadora Fenacon Certisign.