Prazo para declaração de Imposto de Renda é adiado para 31 de maio

Fonte: Comunicação CFC
Data: 12 de abril de 2021
Créditos: Natália Poliche

A Receita Federal publicou no Diário Oficial desta segunda, dia 12, a Instrução Normativa nº2020 que prorrogou o prazo da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021 para 31 de maio.

Por conta dessa mudança, quem quiser pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deve solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração depois dessa data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF gerado pelo próprio sistema sem prejuízo do débito automático das próximas cotas.

Também foram prorrogados para o dia 31 de maio os prazos de entrega de Declaração Final de Espólio, da Declaração de Saída Definitiva do País e o pagamento do imposto relativo às declarações.

Essas mudanças foram realizadas visando proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença. A prorrogação atende ainda o pleito feito pelo CRC de Santa Catarina e pelo CFC.

Para ler a resolução na íntegra, acesse este link.