Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

IR 2021: Bolsonaro veta projeto que adiava prazo de entrega de declaração do Imposto de Renda


Data: 7 de maio de 2021
Fotos:
Créditos: Isabella Miranda


Na manhã desta quinta (6) foi publicado, no Diário Oficial da União, o veto integral do presidente Jair Bolsonaro em relação ao projeto de Lei 629/2021, que estendia o prazo para a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021 (IRPF) de 31 de maio para o dia 31 de julho. Com o decreto vetado a data estabelecida pela Receita Federal foi mantida, e as declarações podem ser entregues até o dia 31 deste mês.

O projeto de adiamento havia sido inicialmente aprovado pela Câmara dos Deputados, no dia 13 de Abril. Todavia, não foi sancionado pelo presidente, que optou por não prorrogar novamente o prazo. Esse seria o terceiro adiamento consecutivo das entregas de IR que iniciaram em março.

A decisão foi tomada levando em consideração recomendações da equipe econômica do governo. O Ministério da Economia explicou, em nota publicada para a imprensa, que o adiamento do prazo teria impacto direto na arrecadação da União, estados e municípios e poderia impedir o pagamento de importantes programas sociais para o enfretamento da pandemia.

Segundo o Ministério, a medida também afetaria a entrada de dinheiro das devoluções referente ao auxílio emergencial, que foram indevidamente recebidos em 2021.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados