Primeiro Momento Técnico do ano aborda a regulamentação da atuação pericial

Data: 12 de maio de 2021
Créditos: Natália Poliche

Na manhã desta terça (11), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina promoveu o primeiro Momento Técnico de 2021, com o tema “Regulação, Barreiras e Estratégias na Atuação do Perito”. O encontro teve como pauta principal discutir as regulamentações na área de perito contábil, promovidas pelo Conselho Federal de Contabilidade. As mudanças que as práticas periciais sofreram nas novas normas e a relação do perito com o juizado foram alguns dos pontos debatidos.

O evento contou com a presença dos palestrantes Jefferson Tolardo, perito judicial, administrador judicial e observador judicial; Sílvio Parodi Oliveira Camilo, professor, contador, perito contábil, administrador de empresas, advogado e membro da Academia Catarinense de Ciências Contábeis; Luiz Willibaldo Jung, contador, auditor, perito contábil, professor e membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do CRCSC.

Moderando o debate, esteve presente Ezequiel Luís Lopes Giovanella, bacharel em Direito, especializado em Direito Tributário e Direito do Trabalho, delegado do Conselho Regional de Contabilidade para a cidade de Timbó e região,·Presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Município de Timbó-SC,·membro da Câmara de Direito Tributário da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, Perito Judicial, Administrador Judicial e Observador Judicial há mais de 27 anos.

“Cada parte, tanto autor quanto réu, poderá indicar um assistente técnico da perícia, que poderá redigir um relatório com suas críticas em relação ao laudo do perito em si. Dessa forma, também existem os advogados que baterão sobre os pontos que vierem a discordar do laudo pericial. E, com isso, o perito deverá se esforçar ao máximo para escrever um laudo mais completo e próximo à realidade possível, pois o juiz irá examiná-lo e analisar as críticas positivas e negativas que os advogados e assistentes fizeram”, descreveu o perito Jefferson Tolardo, na abertura do evento.

Ao final, o moderador Ezequiel Lopes agradeceu a participação de todos e ressaltou que ficará à disposição dos participantes para tirar eventuais dúvidas que surgirem. Para acessar o evento na íntegra, acesse este link.