1° Seminário de Estudantes de Ciências Contábeis encerra com a presença virtual de mais de 3.000 inscritos

Data: 20 de maio de 2021
Créditos: Isabella Miranda

Importantes temas do mercado contábil foram destaques no segundo e último dia do 1° Seminário de Estudantes de Ciências Contábeis, que teve como tema Empregabilidade ou Empreendedorismo: qual caminho seguir?. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Santa Catarina com o apoio das Instituições de Ensino de Santa Catarina, aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, de forma online, e reuniu mais de 3.000 estudantes e profissionais da contabilidade em uma programação de palestras, apresentações de trabalhos e debates.

O segundo dia de programação teve início com uma palestra do CEO do Gerando Empreendedores, Altair Alves, que conversou com os participantes sobre Case de sucesso: vale a pena empreender?. A partir de sua história de vida pessoal, Altair trouxe para a discussão importantes questões sobre empreendimento e trajetória na profissão. “Espero que vocês se inspirem com a minha história de vida, com o que eu vivi. Tenho certeza que vocês vão sair daqui transformados, querendo mudar a história do nosso País. Como contadores, temos uma visão transformadora e sistêmica, vamos fazer a nossa parte”, relatou.

Por onde começar um plano de negócios? foi o tema da segunda palestra do dia, ministrada pelo contador e MBA em Gestão Empresarial e do Agronegócio, Guilherme Sturm. A discussão girou em torno da representação do contador nas empresas e nas diferentes formas de empreender. “Quero quebrar esse mito que empreender é só abrir um CNPJ. Quero incentivar vocês a intraempreender. Existem muitas oportunidades nas empresas de contabilidade.”, finalizou, abrindo espaço para perguntas.

Graciele Tonial, doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, foi responsável por comandar a última palestra do evento: O uso da inovação nos novos modelos de negócio.  A conversa, que gerou bastante engajamento nos comentários, trouxe para a pauta o uso do conhecimento e das novas ferramentas tecnológicas. A adaptação dos profissionais e as inúmeras possibilidades de ferramentas foram temas citados durante o bate-papo.

Finalizando o evento, a presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, fez uso da palavra e agradeceu a presença de todos os participantes, exaltando a importância de um evento que aliasse temas atuais e proporcionasse uma conversa entre estudantes e profissionais experientes do mercado.

Apresentação De Trabalhos

Além das palestras, o segundo dia de evento contou com um momento de apresentação de trabalhos, em que alunos puderam apresentar seus artigos e trazer para a programação debates enriquecedores e atuais. Ao final do evento, houve o anúncio da premiação de três artigos que se destacaram. Confira os trabalhos ganhadores:

1° Lugar – A Utilização De Tecnologias Na Contabilidade: Uma Percepção De Profissionais Contábeis Do Estado De Santa Catarina.
Autores: Beatriz Hilleshein Schappo, Zilton Bartolomeu Martins

2° Lugar – Competências Empreendedoras Dos Proprietários De Empresas De Serviços Contábeis.
Autores: Katiane Schroeder, Suzete Antonieta Lizote

3° Lugar – Neuroaccouting E Vieses De Decisão Aceitação Das Empresas Em Consentir E Contador A Assessoras Nas Tomadas De Decisões. Autores:

Eduardo Badia Taffarel, Isaias Correia da Silva, Gilvane Scheren

Confira o segundo dia de evento, clique aqui.