"Desmistificando Holding e Sucessão Familiar”: Câmara Técnica Debate aborda temática em evento online

Data: 28 de maio de 2021
Créditos: Isabella Miranda

De acordo com dados do IBGE, 90% dos negócios no Brasil são familiares, ou seja, surgiram de forma autônoma. Tendo em vista esse número e a importância de capacitar os profissionais contábeis para essa realidade, o CRCSC promoveu, nesta quarta (26), mais uma edição do Câmara Técnica Debate, desta vez com o tema "Desmistificando Holding e Sucessão Familiar”.

O objetivo do evento foi trazer para a discussão todos os mitos e impasses desse formato de gestão, apresentando a holding patrimonial familiar como um formato responsável por gerir e administrar os bens particulares da pessoa física.

O evento aconteceu de forma online, e contou com a presença dos palestrantes Caio de Passos Melo, contador, proprietário da Caio Melo Capacitação Profissional e professor em MBA pela BSSP Centro Educacional e Felipe Lückmann Fabro, advogado e bacharel em Relações Internacionais, membro da Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto do novo Código Comercial Brasileiro e professor Convidado Permanente da ESMESC e ESA-SC. A presidente do CRCSC Rubia Albers Magalhães e o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC Roberto Aurélio Merlo também estiveram presentes moderando o debate.

Já na abertura a presidente recebeu os palestrantes e ressaltou a importância de um projeto como a Câmara Técnica para discutir assuntos do interesse dos profissionais. Já Roberto Aurélio ressaltou sobre o projeto “temos como objetivo desenvolver a cultura do estudo e do debate das normas contábeis aplicadas ao exercício profissional e a legislação vigente, buscando o fortalecimento da profissão.”

A Câmara Técnica teve início com a aula do contador Felipe Luckmann sobre o tema. Vantagens da criação de sociedade empresarial para a gestão do patrimônio familiar, regras de acordo de quotistas, problemáticas de inventário e planejamento patrimonial sucessório foram alguns dos pontos desenvolvidos pelo professor de forma clara e objetiva.

Seguindo a programação, o contador Caio de Melo conversou com os participantes sobre Holding. “Você precisa de um trabalho coordenado e conjunto para explorar o nicho das holdings. A relevância do acordo de sócios é fundamental para um bom planejamento, e é nesse ponto que um contador é fundamental. O primeiro ponto é entender que não existe um conhecimento específico na nossa área sobre o assunto, vamos desmistificar que holding é complicado, é uma empresa como qualquer outra, é um CNPJ.”, explicou.

Após o momento de explanação, os professores e moderadores se reuniram em um momento de debate, respondendo perguntas e alinhando pontos sobre os temas debatidos. O intuito era tirar dúvidas dos participantes e apresentar contrapontos sobre o tema, enriquecendo a discussão e promovendo um momento de conhecimento e fortalecimento profissional.

Para assistir na íntegra, CLIQUE AQUI.