Malha Fiscal PJ foi o tema da Câmara Técnica Debate realizada nesta semana

Data: 25 de junho de 2021
Créditos: Natália Poliche e Carlos Gonçalves

Os contadores e técnicos em contabilidade são os profissionais que atuam na linha de frente no que se refere ao cumprimento das obrigações tributárias acessórias, sendo agentes intermediários entre as empresas e o Fisco.

Nos últimos tempos, a Receita Federal tem identificado, a partir da análise de dados e cruzamento de informações, uma grande quantidade de inconsistências nas Escriturações Contábeis Fiscais (ECFs) das empresas, nos quais muitos profissionais da contabilidade têm enviado as informações à RFB com a receita zerada ou não identificada.

Nesse sentido, o projeto Malha Fiscal Pessoa Jurídica, desenvolvido pela Receita Federal, busca dar oportunidades aos contribuintes se autorregularizarem, por meio da correção das inconformidades, possibilitando que os contribuintes fiquem em dia com suas obrigações tributárias e evitem sofrer penalidades.

Dentro desse contexto e atendendo a pedidos dos profissionais da contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina promoveu na última quarta, 23, a Câmara Técnica Debate com o tema “Malha Fiscal Pessoa Jurídica: Controles, Riscos e Cruzamentos de Dados".

A palestra foi realizada por Altemir Linhares de Melo, Auditor-Fiscal e Coordenador-Geral de Fiscalização da Receita Federal do Brasil. Rúbia Albers Magalhães, Presidente do CRCSC; Roberto Aurélio Merlo,  vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC; José Jayme Morais Júnior, Auditor-Fiscal e Chefe da Divisão de Internalização de Dados; Emílio José Corso, Auditor-Fiscal e Chefe da Divisão de Fiscalização da 9ª Região Fiscal; Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, Auditora- Fiscal e Superintendente da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal; Saulo Figueiredo Pereira, Auditor-Fiscal e Delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis também estiveram presentes como moderadores.

A Auditora-Fiscal Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz abriu os trabalhos ressaltando a importância dos eventos que colocam a equipe da Receita Federal em contato com os profissionais. “Ano passado nós tivemos a construção do nosso mapa estratégico, que vai valer para o ano de 2021 a 2023, e a Receita Federal explicitou na sua missão institucional justamente a contribuição para o bem-estar social e econômico do país”.

Para acessar o evento na íntegra, acesse este link.