Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Artigo Revista RCCC: Cost Stickiness nos governos locais de Santa Catarina


Data: 30 de junho de 2021
Fotos:
Créditos: Isabella Miranda


Autores: Mariana Campagnoni, Valkyrie Vieira Fabre, Altair Borgert, Suliani Rover

Resumo: O comportamento assimétrico dos custos teve nova abordagem, a partir de 2003, com o surgimento da Teoria dos Cost Stickiness (TCS) e, por ser algo recente, ainda restam dúvidas sobre sua aplicação no setor público. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento dos custos nos governos locais de Santa Catarina, na perspectiva dos cost stickiness. Trata-se de uma pesquisa empírica, quantitativa e documental, que utilizou como população os 295 municípios catarinenses, durante o lapso temporal de 20 anos, cuja transposição do modelo de análise foi adaptada para o setor público. Os custos foram agrupados em blocos, com a proposição de nove modelos de regressão com dados em painel, dos quais oito corroboram o fenômeno cost stickiness. Ainda, os resultados indicam similaridade com o fenômeno flypaper, típico do setor público, que utiliza parte da receita para o cálculo da assimetria, em que, dos três tipos de análises realizadas, a utilização da receita vinculada é a que resultou em maior sticky. Por fim, oferece subsídios para a aplicação da TCS ao setor público, mesmo se tratando de um fenômeno típico de entidades com fins lucrativos, e conclui que, com a utilização da receita fracionada (assim como no fênomeno flypaper) para os governos locais de Santa Catarina, o comportamento dos custos aparenta maior grudência.

 

Palavras-chave: Comportamento dos custos, Cost stickiness, Assimetria dos custos, Custos públicos, Governo local

 

Link de acesso na íntegrahttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3148

Como citar este artigo:

Formato APA:

Campagnoni, M. ., Fabre, V. V. ., Borgert, A. ., & Rover, S. (2021). Cost Stickiness nos governos locais de Santa Catarina. Revista Catarinense Da Ciência Contábil20, e3148. https://doi.org/10.16930/2237-766220213148

Formato ABNT:

CAMPAGNONI, M. .; FABRE, V. V. .; BORGERT, A. .; ROVER, S. Cost Stickiness nos governos locais de Santa Catarina. Revista Catarinense da Ciência Contábil[S. l.], v. 20, p. e3148, 2021. DOI: 10.16930/2237-766220213148. Disponível em: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3148. Acesso em: 30 jun. 2021.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados