IBGE está realizando coleta das Pesquisas Estruturais por Empresas

Data: 6 de julho de 2021
Créditos: Isabella Miranda

No mês de maio, o IBGE iniciou a coleta das Pesquisas Estruturais por Empresas em relação ao ano fiscal de 2020 e segue com o procedimento até setembro. As pesquisas estruturais econômicas são realizadas anualmente e têm como foco as empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda e que estejam classificadas no Cadastro Central de Empresas do IBGE (Cempre).

No Estado de Santa Catarina, mais de 15 mil empresas reportam as informações. O intuito é prover o Sistema Estatístico Nacional com informações relevantes para subsidiar o planejamento governamental e fornecer elementos para elaboração de estudos sobre os setores de comércio, indústria, serviços e construção, além de serem essenciais para o cálculo do PIB.

Segundo documento oficial, “A confiabilidade dos indicadores oficiais produzidos está diretamente relacionada com a qualidade da informação obtida nas empresas e, em grande medida, com a qualidade e excelência dos profissionais de contabilidade responsáveis pelo preenchimento dos questionários das operações estatísticas do IBGE.” As quatro principais pesquisas são: Pesquisa Anual do Comércio (PAC), Pesquisa Anual de Serviços (PAS), Pesquisa Industrial Anual (PIA) e Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC).

O preenchimento das pesquisas pelas empresas participantes é obrigatória e possui sigilo garantido, sendo respaldadas pela Lei no 5.534, de 14/11/68, modificada pela Lei no 5.878, de 11/05/73. Para checar se a empresa é participante e ter acesso ao modelo de questionário, clique aqui.

O prazo de entrega para empresas com unidade de coleta no âmbito do IBGE de Santa Catarina segue até 15 de setembro.