Os desafios e as perspectivas jurídica-contábeis para a próxima década marcaram a última etapa do X Seminário Catarinense Jurídico-Contábil

Data: 12 de novembro de 2021
Créditos: Natália Poliche

Nesta quinta (11), o X Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, teve sua última etapa, desta vez com o tema “Desafios e perspectivas do jurídico e do contábil para esta década”. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube.

O palestrante foi Eliseu Martins, Consultor, Professor e Livre-Docente pela FEA/USP. Também estiveram presentes como moderadores André Henrique Lemos, Professor, Advogado, ex-CARF, Diretor da Regional de SC do IBDEE e Rubia Albers Magalhães, presidente do CRCSC.

A presidente Rubia Magalhães abriu o evento agradecendo a presença de todos e anunciando as informações sobre o sorteio de três livros no instagram do Conselho. A divulgação do vencedor ocorreu na tarde desta sexta (12).

Eliseu Martins iniciou sua explanação trazendo um breve resumo sobre a história do direito no mundo ocidental e sua aproximação com a contabilidade através dos anos. “Se há a lei, tem que haver a punição. Isso fez com que a contabilidade francesa ficasse mais conservadora. Mas, por outro lado, ela passou a ser dirigida pela lei e não pela necessidade do gestor. E a contabilidade gerencial começou a aparecer em alguns momentos. As leis francesas tiveram uma influência imediata em outros países da Europa e da América Latina. A Alemanha adotou as leis com o objetivo de transmitir mais segurança ao credor, principalmente aos bancos”, relembrou. Em seguida, o professor explicou como se deu o processo de integração entre as leis e a contabilidade.

O encontro teve pontuação de 1,5 para Auditor, Perito, PROGP E PRORT.

Para assistir ao evento na íntegra, acesse este link.