Professores do curso de Ciências Contábeis da UNOESC têm histórias selecionadas no livro digital do CRCSC

Fonte: UNOESC
Data: 14 de dezembro de 2021
Créditos: Adriano França - imprensa@unoesc.edu.br

Nesta quarta-feira, 8, ocorreu de forma on-line o evento alusivo aos 75 anos de criação do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). Durante o evento foi feito o lançamento do Livro Digital “Contar para Inspirar”, onde constam três histórias dos professores do curso de Ciências Contábeis da Unoesc, Ademir Proner com a história “Atleta da contabilidade”, Antonio Adolpho Maresch (in memorian -  escrito pelo seu filho Otto Maresch e pelo professor André Carlos Einsweiller), “Clássico e pioneiro”  e Ardinete Rover, “Presente transformador”.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc, professora Ardinete Rover destaca a importância de poder relatar um pouco sobre as experiências vivenciadas durante sua trajetória e recorda o professor Antonio Adolpho Maresch, que foi um dos fundadores da Unoesc e quem implantou o curso de contábeis em Joaçaba.

— O livro digital é uma forma de deixar viva a história da vida contábil de profissionais que fazem a diferença na formação dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Uma profissão que é a alma de qualquer tipo de negócio que precise ser administrado — finaliza Ardinete.

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina foi criado no de 8 de dezembro de 1946, mesmo ano do Conselho Federal, sendo assim o conselho mais antigo do Brasil. O CRCSC trabalha não só no registro de milhares de profissionais do Estado, como também cumpre seu papel de fomentar os outros dois pilares: fiscalização, de forma contínua e orientativa, e incentivo à educação continuada.

— "Contar para Inspirar" é uma obra que nos enche de orgulho, desde o início tínhamos certeza de quanto ele retrataria histórias de superação, dedicação e amor a contabilidade. Recebemos inúmeras histórias que nos emocionaram. Hoje os 30 personagens, representam de forma genuína, o quanto amamos essa profissão, em especial destaco a história dos professores Ademir Proner, Antonio Maresch e Ardinete Rover, o livro já está disponível em nossas plataformas, convido a todos para que mergulhem no universo dessa obra e também se inspirem — comenta a presidente do CRCSC Rúbia Albers Magalhães.

No site do CRCSC é possível acessar e baixar livro digital "Contar para Inspirar" gratuitamente.

SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O contador é o profissional que faz a gestão patrimonial das empresas. É quem assessora a elaboração do planejamento financeiro, tributário e gerencial, orientando a execução dos processos. O profissional contábil formado na Unoesc torna-se capaz de compreender as dinâmicas do mercado nacional e internacional, gerando informações confiáveis para a tomada de decisão. O curso promove amplo conhecimento na área, com conteúdo específicos e práticos, por meio de estágios, visitas técnicas, atividades em laboratório contábil, além de permanente contato com profissionais da contabilidade.

Esta é uma área que possui alto índice de empregabilidade e várias opções de carreira. O contador pode atuar em entidades públicas e privadas, entre elas podemos destacar a função de consultor, escriturador contábil ou fiscal, perito, analista, fiscal de tributos, assessor, auditor, assessor contábil.  O profissional pode trabalhar em escritórios de consultoria, contabilidade e tributos, instituições financeiras, órgãos governamentais, multinacionais, bancos, indústrias, comércio, entre outros.

O curso Ciências Contábeis está com matrículas abertas. Acesse o site da Unoesc e se inscreva.