Primeira Câmara Técnica Debate do ano aborda o Fechamento das Demonstrações Contábeis de 2021

Data: 4 de fevereiro de 2022
Créditos: Maitieli Weber e Natalia Poliche

Na manhã desta quinta-feira (3), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina promoveu a primeira Câmara Técnica Debate de 2022 com o tema “Fechamento das Demonstrações Contábeis de 2021: você está preparado para novos desafios?”. O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube.

A palestrante foi Adriana Caetano, contadora; Gerente Técnica do IBRACON e Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP. A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, o vice-presidente da câmara técnica do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, e o Empresário Contábil, Adilson Cordeiro, estiveram presentes para moderar o debate.

A presidente Marisa abriu o encontro dando boas-vindas a todos, agradecendo a presença e pontuando a relevância do tema escolhido. “Vejam que o evento Câmara Técnica Debate já se inicia com um tema absolutamente importante e relevante para todos os profissionais da contabilidade”, reforçou.

Em seguida, o vice-presidente da câmara técnica, Roberto Aurélio Merlo, fez uso da palavra e enfatizou a temática do evento, assim como a importância da educação continuada. “A Câmara Técnica Debate tem como missão desenvolver a cultura do estudo e do debate das normas contábeis aplicadas ao exercício profissional e da legislação vigente na atuação do profissional da contabilidade de Santa Catarina. Lembro aqui que temos profissionais de todo o estado nos assistindo, queremos que esse evento seja referência”, explicou.

Adriana Caetano iniciou sua apresentação explicando a importância do fechamento correto das Demonstrações Contábeis e como o profissional deve ter cuidado com as informações que recebe. “A primeira coisa que eu gostaria de colocar são pontos de atenção em relação às Demonstrações Contábeis. São alguns erros que nós, profissionais da contabilidade, cometemos. Hoje em dia, nós temos que estar muito atualizados, então é importante selecionar muito bem as informações que recebemos”, enfatizou Adriana.

Após a exposição, o evento foi aberto para que os participantes pudessem enviar dúvidas e questionamentos. O contador Adilson Cordeiro, presidente do CRCSC na gestão 2012-2014, também responsável pela moderação do debate, pontuou algumas das observações do público ouvinte. O empresário também trouxe para a discussão sua expertise e experiência, comentando algumas situações do exercício contábil nas empresas: “Eu também já passei por casos parecidos com as perguntas que estão sendo feitas. A responsabilidade é de atender as normas tributárias. O princípio da verdade tem que se sobressair nas nossas demonstrações contábeis, e um dos principais quesitos é a transparência total”.

Ao final, Roberto Aurélio Merlo agradeceu a presença de todos e ressaltou que o evento contava com 893 acessos simultâneos, destacando que muitos profissionais se reuniam para assistir em conjunto. Passadas 24h, o debate já possui 1.068 visualizações.

O evento contou com pontuação para o PEPC de 2 pontos nas categorias AUD, PERITOS, PROGP e PRORT e pode ser assistido na íntegra no canal do Youtube do CRCSC, basta acessar este link.