Treinamento CRCSC: conselheiros e delegados se reúnem para alinhamento de ações

Data: 23 de fevereiro de 2022
Fotos: Maitieli Weber
Créditos: Isabella Miranda

Conselheiros e delegados de representação do CRCSC se reuniram na manhã desta terça-feira (23), para um treinamento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Reunidos no Hotel Slavieiro Baía Norte, em Florianópolis/SC, os profissionais se encontraram para um momento de conhecimento e interação, dando início a programação do dia 23, que ainda contará com a Plenária Extraordinária e com a cerimônia de Posse da Nova Diretoria.

Abrindo o encontro, a presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, deu boas-vindas a todos os profissionais e reforçou sua alegria em receber os representantes de todo o estado. “Se queremos dar esse olhar de integração para os profissionais, temos que nos integrar internamente também. Quero que vocês sintam que o CRCSC é parceiro de vocês, essa gestão pretende ter um trabalho de proximidade”, explicou. Além disso, a presidente pontuou que pretende percorrer as cidades ainda no primeiro semestre.

Dando continuidade ao treinamento, cada vice-presidente teve um breve momento de fala, em que explanou acerca da sua câmara. Estiveram presentes os vice-presidentes: Itelvino Schinaider (Administração e Finanças); Lecir dos Passos Ghisi (Fiscalização, Ética e Disciplina); Édio Silveira (Registro); Liliane Maria Novaes (Controle Interno); Dreone Mendes (Desenvolvimento Profissional) e Roberto Aurélio Melo (Câmara Técnica). A vice-presidente Michele Patricia Roncalio (Institucional e de Relação com os Profissionais) teve sua ausência justificada.

Os conselheiros e delegados também se apresentaram e discorraram sobre suas respectivas atuações. Após esse espaço de fala, os presentes acompanharam uma apresentação, ministrada pelo diretor institucional, Cláudio Petronilho, e pelo diretor administrativo, Cleber Dias.

Iniciando a apresentação, o diretor Cláudio Petronilho reforçou a importância de um momento como aquele: “O sistema nos proporciona esse networking, temos pessoas de todos os lugares aqui. O que pedimos é que vocês sempre entrem em contato com o CRCSC, pois nossa função é abrir portas, estamos sempre à disposição.”

Seguindo, Cleber Dias abordou importantes tópicos como: regulamentação da profissão contábil, as principais funções dos conselhos profissionais, as atribuições do CRCSC e os projetos da nova gestão. Um dos assuntos pontuados pelo diretor, também, foi acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Todos somos responsáveis por guardar as informações dos profissionais, por isso investimos muito em tecnologia da informação e realizamos constantemente treinamentos sobre LGPD. Aprovamos política, termos e diretrizes que nos norteiam para que esse trabalho seja realizado”, explicou.

Reforçando o intuito de que os profissionais possam contar com o Conselho, a apresentação também tratou sobre cada departamento da instituição, de forma que os participantes pudessem conhecem a estrutura do CRCSC e como cada área pode auxiliar nas demandas.

Após o final da apresentação, os delegados e conselheiros tiveram um momento de troca de experiências e alinhamento de ideias.