Prerrogativas do profissional da contabilidade foi o tema da Câmara Técnica Debate desta semana

Data: 10 de março de 2022
Créditos: Carlos Gonçalves

Dando sequência aos eventos voltados para a atualização dos profissionais da contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) promoveu na manhã desta quarta-feira, 09, a segunda edição desse ano da Câmara Técnica Debate com o tema “Prerrogativas do Profissional da Contabilidade: conheça as mudanças com a Resolução CFC n.º 1.640/21". O evento teve início às 10h e foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube.

A palestrante do encontro foi Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e professora universitária. A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, a vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais do CRCSC, Michele Patricia Roncalio, e o vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSC, Lecir dos Passos Ghisi, estiveram presentes como moderadores do evento.

A presidente Marisa deu início ao evento, dando as boas-vindas, agradecendo a presença de todos, e destacando a relevância do tema escolhido. “Mais uma Câmara Técnica Debate, e desta vez, não diferente dos nossos outros eventos, com um tema de especial relevância para todos nós profissionais da contabilidade”, ressaltou.

Na sequência, o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, fez uso da palavra e explanou sobre a importância do assunto abordado e seus reflexos no dia a dia profissional. “Nós queremos que a Câmara Técnica Debate sempre traga temas relevantes, contemporâneos como esse, que auxiliem os nossos profissionais da contabilidade no desenvolvimento de suas atividades, através do embasamento técnico que permita o desenvolvimento sustentável das entidades que estão sob a nossa responsabilidade”, explicou.

Esta edição do Câmara Técnica Debate trouxe uma novidade apresentada pela nova diretoria do CRCSC, eleita para o biênio 2022/2023, com a criação do slogan: “Contabilizando com Responsabilidade”.

Ana Tércia começou sua palestra explicando sobre as mudanças trazidas pela Resolução CFC n.º 1.640/2021, que trata das prerrogativas profissionais. “Houve uma modernização de linguagem, a inclusão de temas, de questões que hoje estão muito latentes no ambiente contábil e no ambiente empresarial, no ambiente de negócios, que é a questão da governança, temas que não apareciam na 560 (Resolução CFC n.º 560/83), questão da sustentabilidade, dos relatórios integrados, e questões dessa natureza”, enfatizou.

Após a exposição, a vice-presidente Institucional do CRCSC, Michele Patricia Roncalio, como uma das moderadoras, trouxe um ponto de reflexão sobre o Exame de Suficiência para obtenção do registro profissional e o baixo desempenho dos examinandos em nível nacional, abordando a questão da empregabilidade e a falta de profissionais habilitados para o exercício da profissão contábil.

Logo após, o evento foi aberto para dúvidas e questionamentos dos participantes. O vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSC, Lecir dos Passos Ghisi, aproveitou também a oportunidade para explicar sobre a atuação da Fiscalização do CRCSC na identificação dos profissionais que atuam sem registro profissional. Segundo Lecir, por meio de parcerias firmadas pelo CFC, é possível realizar a análise dos dados e o cruzamento de informações com a base cadastral do Conselho, identificando aqueles que estejam ocupando cargo contábil em condição irregular, tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas.

Por fim, Roberto Aurélio Merlo convidou a presidente Marisa para suas considerações finais, a qual pontuou que o objetivo do evento foi atingido, considerando o nível de debate, todas as ponderações e considerações, bem como a qualidade das respostas e a segurança da palestrante.

De acordo com a organização do evento, essa edição da Câmara Técnica Debate teve 249 inscritos, com pico de 197 acessos simultâneos durante a transmissão. Passadas 24h, o debate já possui mais de 600 visualizações.

Para quem não conseguiu acompanhar o evento ao vivo, poderá assisti-lo na íntegra no canal do CRCSC no YouTube. CLIQUE AQUI e confira!