Comissões de Trabalho do CRCSC da gestão 2022/2023 são divulgadas

Data: 17 de março de 2022
Créditos: Isabella Miranda

Tendo em vista as demandas internas e externas referentes ao exercício da contabilidade em Santa Catarina, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) tem reiterado a importância das Comissões de Trabalho. Durante o mês de março, com a posse da nova gestão do CRCSC, eleita para o biênio 2022/2023, foram nomeados os novos integrantes e coordenadores de cada comissão. Para consultar os grupos de trabalho do CRCSC, clique aqui.

O CRCSC, por meio de suas Comissões institucionais designadas pela presidência, realiza acompanhamentos, conforme necessidades específicas, buscando a melhoria contínua da profissão. Além disso, busca fomentar discussões técnicas e sociais sobre assuntos relacionados à atividade do Conselho e/ou do profissional contábil do estado.

A presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, destacou a importância dos Grupos de Trabalho, que têm como objetivo principal focar nas diferentes áreas de atuação do profissional da contabilidade. “Por meio das comissões, é possível dar ênfase aos mais diversos segmentos da contabilidade, trazendo qualidade e relevância às ações e sendo referência nos projetos realizados”, pontuou a presidente, que destacou, ainda, a importância dos integrantes que estão à frente das comissões e que conduzirão os trabalhos a partir de agora: “Times qualificados, experientes e que têm know-how nas esferas em que atuam.”

Comissões de Trabalho

Em 2019, por meio da Resolução CRCSC n.º 433, de 11 de dezembro de 2019, foram instituídas a criação dos Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho Técnico do CRCSC. Sendo essas formadas por agrupamento de conselheiros e/ou profissionais da contabilidade e/ou empregados e/ou profissionais de outras áreas afins e/ou estudantes de contabilidade, com conhecimentos diversos e papéis interdependentes, para estudar, acompanhar e atuar conforme ato próprio em determinados assuntos ou temas, cujo prazo de duração é determinado.

Conheça mais das Comissões do CRCSC

• COMISSÃO DA REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL – RCCC

Portaria: CRCSC N.º 040/22.

Objetivos: Realizar a avaliação dos artigos científicos que abordam assuntos dentro das diferentes áreas da contabilidade e temas correlatos, analisando e aprovando artigos que sejam originais e inéditos.

• COMISSÃO DE ESTUDOS E NORMATIZAÇÃO DE PERÍCIAS

Portaria: CRCSC N.º 041/2022 (Alterada pela Portaria CRCSC N.º 053/2022).

Objetivos: Promover a aproximação do CRCSC com os contadores que atuam na área de perícia; desenvolver ações para a busca do conhecimento e a educação continuada do perito e realizar estudos técnicos na área de perícia.

• COMISSÃO CRCSC MULHER

Portaria: CRCSC N°042/2022

Objetivos: Realizar ações que elevem os propósitos da mulher profissional da contabilidade e fomentar o empreendedorismo feminino em Santa Catarina.

• COMISSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DO CRCSC

Portaria: CRCSC N°023/2022

Objetivo: Analisar o credenciamento de capacitadoras, de cursos e eventos para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), conforme definido na NBC PG 12.

• COMISSÃO TÉCNICA DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

Portaria: CRCSC N° 043/2022

Objetivos: Fomentar, planejar, apoiar e executar ações que contribuam para o desenvolvimento dos profissionais da contabilidade da área pública, melhorando sua capacitação, disseminando informações e proporcionando a integração com o CRCSC.

• COMISSÃO JOVENS LIDERANÇAS CONTÁBEIS - CRCSC JOVEM

Portaria: CRCSC N° 044/2022

Objetivos: Promover a integração entre o CRCSC, os graduandos em Ciências Contábeis e os jovens profissionais da contabilidade, motivando-os a desenvolverem o empreendedorismo e a ingressarem no mercado de trabalho.

• COMISSÃO DE RELACIONAMENTO DO CRCSC COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SC

Portaria: CRCSC N°045/2022 (Alterada pela Portaria CRCSC N.º 052/2022)

Objetivos: Promover a integração entre o CRCSC e as IES em Ciências Contábeis de Santa Catarina, visando articular ações integradas que propiciem o alinhamento dos interesses e demandas da Profissão Contábil e do ensino das Ciências Contábeis.

• COMISSÃO DO PROGRAMA VOLUNTARIADO DA CLASSE CONTÁBIL E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CRCSC

Portaria: CRCSC N° 046/2022 (Alterada pela Portaria CRCSC n.º 054/2022)

Objetivos: Promover ações que sensibilizem os profissionais contábeis sobre a importância do voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, e incentivar o engajamento de forma organizada destes nas ações de política social.

•        COMISSÃO TÉCNICA DE CONTABILIDADE NA GOVERNANÇA CORPORATIVA DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, PRIVADAS E DO TERCEIRO SETOR

Portaria: CRCSC N°047/2022

Objetivos: Ampliar ações que disseminem o conhecimento das boas práticas das NBCs e atuação da Contabilidade na Governança Corporativa, no âmbito organizacional, embasadas na Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.

• COMISSÃO DO CRCSC DE TECNOLOGIA APLICADA À CONTABILIDADE

Portaria: CRCSC N°49/2022

Objetivos: Realizar estudos sobre o progresso tecnológico e as questões éticas que envolvem a utilização da inteligência artificial no mercado de trabalho; além de outras competências.

• COMISSÃO PERMANENTE DE SIMPLIFICAÇÃO (CPS) DO CRCSC

Portaria: CRCSC N°030/2022

Objetivos: Compete ao CPS elaborar, deliberar e aprovar relatórios individualizados que analisem a viabilidade de adoção das solicitações de simplificação recebidas por meio da Ouvidoria do CRCSC.

• COMISSÃO DE RELACIONAMENTO COM ÓRGÃOS E ENTIDADES TRIBUTÁRIAS

Portaria: CRCSC N°050/2022

Objetivos: Promover o estudo e o acompanhamento das mudanças de procedimentos internos, normativos dos Órgãos e Entidades Tributárias que afetam as atividades desempenhadas pelos profissionais da contabilidade.