Receita Federal tira dúvidas sobre Imposto de Renda na Câmara Técnica Debate

Data: 24 de março de 2022
Créditos: Maitieli Weber

Responder dúvidas e debater sobre Imposto de Renda 2022. Esse foi o tema que conduziu a segunda edição da Câmara Técnica Debate de março, que recebeu a Receita Federal para discutir sobre o assunto. A temática escolhida foi ao encontro do período de declaração de Imposto de Renda, momento em que profissionais e contribuintes têm muitas dúvidas.

O evento aconteceu de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do CRCSC no Youtube. Para compor a mesa de convidados, o CRCSC recebeu o delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Daniel Carlos, a auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil, Roseli Fabrin, e o auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, Ary Junior Bonissoni. Além dos representantes da Receita Federal, o evento contou com a mediação de Marisa L. Schvabe de Morais (presidente do CRCSC), Roberto Aurélio Merlo (vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC) e Itelvino Schinaider (vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC).

A presidente Marisa iniciou as boas-vindas, falando sobre o quanto o assunto “Imposto de Renda” afeta a todos, cotidianamente, e sobre a parceria recorrente com a Receita Federal: “Agradeço ao delegado Daniel que abre essa conversação saudável com a Receita. Um espaço de diálogo entre os profissionais. Tenho certeza de que teremos uma manhã muito produtiva”.

O vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo cumprimentou os mais de 21 mil profissionais da contabilidade e mais de 4.800 organizações contábeis que fazem parte do CRCSC. Ele destacou o objetivo da Câmara Técnica Debate, que é o de desenvolver a cultura do estudo e do debate das normas contábeis aplicadas no exercício da profissão e a legislação vigente na atuação profissional dos profissionais da contabilidade de Santa Catarina.

Na sequência, o delegado da Receita Federal em Florianópolis, Daniel Carlos abriu o debate, agradecendo o convite e pontuando alguns problemas enfrentados pela Receita Federal nos últimos anos, entretanto, destacou que a Receita tem uma grande parceria com o CRCSC e com a sociedade. “A principal atribuição da Receita é fazer a orientação tributária aos contribuintes e aos profissionais da contabilidade”, ressaltou.

A auditora fiscal Roseli Fabrin fez uma breve explanação sobre o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e o FEI (Fundo Estadual do Idoso). Ela comentou sobre a importância de incentivar a doação e que, embora isso não traga um retorno financeiro ao profissional da contabilidade, ele pode ser visto como um profissional que está preocupado com projetos sociais. “Seu cliente vai perceber que você é um profissional que enxerga além da sua obrigação técnica, que tem um olhar de compromisso social”, destacou. A auditora apresentou alguns resultados e previsões de doações para o ano, entre eles, o potencial de destinação em Santa Catarina.

O debate foi dividido em três blocos: o primeiro abordou sobre as inovações e quais os principais pontos de atenção para o IRPF 2022.

No segundo bloco foram abordadas as Aplicações Financeiras – Renda Fixa e Variável e Criptoativos. Uma das perguntas foi sobre como declarar os criptoativos, tais como moedas virtuais, tanto os adquiridos no Brasil, quanto no exterior. Ary Junior Bonissoni respondeu que os bens e ativos devem ser incluídos na declaração de bens e direitos, fazendo a conversão para reais, de acordo com as respectivas datas de aquisição.

Veja a resposta completa e o evento na íntegra clicando aqui.

Já o terceiro bloco tratou sobre ESPÓLIO (contribuinte falecido) – Declarações - Datas na Transferência de Bens.

Perguntas e respostas

A dinâmica desta edição da Câmara Técnica Debate foi “Perguntas e respostas”, enviadas previamente pelos profissionais da contabilidade ao CRCSC e que foram discutidas ao longo do encontro. As dúvidas foram apresentadas pelos mediadores Roberto Aurélio Merlo e Itelvino Shinaider e destinadas aos auditores fiscais presentes.

Além disso, foi possível enviar perguntas no chat do Youtube, que foram prontamente respondidas pelos profissionais.

Ao final, os auditores agradeceram a realização do debate e ressaltaram a importância do evento, inclusive destacando que o tema impacta na entrega da declaração enviada pelos profissionais. “Interessante identificarmos quais são as dúvidas, até para vermos como a informação é recebida. Essa prestação de informações também é interessante, porque assim a declaração vem de forma mais correta”, explicou Ary.

Para finalizar o encontro, Itelvino Schinaider falou sobre a parceria entre Receita Federal e CRCSC: “Agradecemos a participação de todos, especialmente da Receita Federal que, brilhantemente respondeu todos os questionamentos.”

De acordo com a organização do evento, essa edição da Câmara Técnica Debate teve 395 inscritos, com pico de 272 acessos simultâneos durante a transmissão. Passadas 2 horas de evento, o debate já possui mais de 600 visualizações. Em função do tempo, muitas perguntas não puderam ser respondidas durante o debate, dessa forma, foi disponibilizado o e-mail tecnica@crcsc.org.br para que as questões sejam enviadas e, respectivamente, respondidas pela Receita Federal.

O evento está disponível para quem não conseguiu acompanhar ao vivo, podendo acessar o canal do CRCSC no Youtube, clicando aqui.