Plenária presencial de março discute assuntos da classe contábil catarinense

Data: 30 de março de 2022
Fotos: Cláudia Antunes
Créditos: Isabella Miranda

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) realizou na sexta-feira (25), mais uma sessão plenária ordinária da entidade. A reunião de março aconteceu de na sede do conselho, transmitida virtualmente com link aberto pelo Zoom, para os profissionais da contabilidade que desejassem participar. Durante a sessão, foram analisados processos e aprovadas as atas elaboradas nas reuniões das Câmaras.

A presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, inicialmente agradeceu a presença de todos e ressaltou a presença do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade e Presidente do CRCSC Gestão 1996/1999 e 2008/2011, Sergio Faraco. “Quero desejar uma boa reunião a todos, me coloco a inteira disposição no Conselho Federal de Contabilidade. Dia 4 de abril estou indo à Brasília”, ressaltou Faraco, que participou da sessão, pontuando algumas das demandas discutidas.

Em seguida, os vice-presidentes iniciaram o processo de deliberação das suas câmaras.  O vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Dreone Mendes, apresentou os números recentes dos eventos promovidos, como a Câmara Técnica Debate, quantidade de acessos e inscrições, e pontuou acerca dos próximos eventos, incluindo o 2° Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis.

Itelvino Schinaider, vice-presidente de Administração e Finanças, apresentou a sua Câmara, ressaltando que o diretor administrativo do CRCSC, Cleber Dias,  faria o detalhamento das pautas a serem homologadas, como a proposta de revisão da resolução n°365/2015, que trata das diárias dos empregados do CRCSC; a decisão do Conselho Diretor, reunido em 17/03, de prorrogar o regime de trabalho híbrido até 31/05; e a proposta de revisão do Plano de Cargos e salários. Todos os assuntos foram discutidos e homologados pelos presentes.

Dando andamento à reunião, o vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Lecir dos Passos Ghisi, apresentou os acumulados de 2022 referente aos números da fiscalização. Neste ponto da Reunião,  a presidente do CRCSC, Marisa, explicou que precisaria se ausentar para comparecer a posse do SESCON Blumenau, juntamente com o vice-presidente Itelvino e o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, mas antes agradeceu a todos pelo trabalho que vem sendo executado. “Esse momento em que nos reunimos em Plenário é rápido se comparado ao volume de trabalho para se chegar nesses resultados. Agradeço a todos, também aos que nos acompanham de maneira virtual, por estarem conosco. A plenária é pública, sintam-se convidados a estarem conosco presencialmente”, explicou.

A vice-presidente Institucional, Michele Patricia Roncalio, seguiu na condução da Plenária, e em seguida, pontuou as principais ações do departamento de comunicação, relatando alguns dos projetos realizados. Entre os apresentados, estavam as representações da presidência, reportagens na imprensa, campanhas institucionais e atualização do site referente aos Grupos de Trabalho e currículos dos Conselheiros.

Liliane Maria Novaes, vice-presidente da Câmara de Controle Interno, também discutiu questões sobre as receitas previstas e realizadas, abrindo a palavra para que os conselheiros pudessem tirar suas dúvidas. Já o vice-presidente da Câmara de Registro, Édio Silveira, apresentou dados referente à sua câmara, enfatizando a Cerimônia Virtual de Entrega do Registro Profissional, que teve mais uma edição nesta terça (29).

Encerrando a plenária de março, a vice-presidente Michele Patricia Roncalio, abriu um momento para que todos pudessem se apresentar, ressaltando brevemente como se tornaram conselheiros/vice-presidentes do CRCSC.  Em seguida, encerrou a sessão, agradecendo a todos os presentes.