CRCSC participa de reunião da Redesim sobre automação de cadastro em abertura de empresas

Data: 4 de abril de 2022
Créditos: Maitieli Weber

Na quarta-feira (30), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) participou da reunião da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim), que na ocasião, realizou a divulgação da automação do Cadastro Tributário automatizado em São José-SC. A partir do dia primeiro de abril, o município passa a ter a automação no cadastro, sendo desativada a opção de inscrição municipal nos processos. Com esta mudança, o empreendedor abrirá empresas por meio do Integrador Estadual, Junta Comercial ou pelo Portal do Governo de Santa Catarina, que é o caso dos MEI´S, que terão o cadastro junto ao município.

A conselheira do CRCSC, Kátia Cilene, e o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, participaram do encontro. Kátia agradeceu o convite e em nome da presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, que não pode estar presente devido a compromissos assumidos anteriormente, e ressaltou a importância de toda a movimentação que está sendo feita, em prol da desburocratização. “Tenho a minha empresa aqui em São José e vejo o quanto essas mudanças aceleram a abertura de empresas. Parabenizo toda a equipe, em especial, o SEBRAE e a prefeitura Municipal de São José.

Também participaram da reunião outras entidades importantes, como SEBRAE, SESCOM G, CRC-SC, AEMFLO/CDL, CIGA, relacionadas a abertura de empresas.

Desde a integração do Redesim em 15 de dezembro do ano de 2021 – que é uma rede de sistemas informatizados criado pelo Governo Federal - São José vem se destacando na agilidade de abertura de processos, conforme o boletim do 3° quadrimestre do ano passado, do mapa de empresas.

Para dúvidas ou problemas relacionados à REDESIM, basta entrar em contato com os seguintes e-mails: empreendedor@pmsj.sc.gov.br (MEI) ou econômico.sr@pmsj.sc.gov.br (demais empresas).