CRCSC participa de reunião para coalizão de entidades em prol do terceiro setor

Data: 7 de abril de 2022
Fotos: Maitieli Weber
Créditos: Maitieli Weber

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), participou na última quarta-feira (6), da 1ª Reunião para a Construção da Coalizão do 3º Setor Catarinense. O encontro foi promovido pela deputada Paulinha (Podemos) e aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

Representando os mais de 21 mil profissionais e quase 5 mil organizações contábeis catarinenses, a presidente Marisa L. Schvabe de Morais esteve presente, juntamente com a conselheira do CRCSC, Kátia Cilene Tavares e o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, além deles, participaram também representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e representantes de organizações não governamentais.

Fortalecer e unificar ações em prol do terceiro setor em Santa Catarina foi o principal objetivo da primeira reunião para construção de uma coalizão desse segmento. As entidades pretendem, de forma conjunta, apoiar e capacitar instituições na elaboração de projetos para captar recursos em editais nacionais e internacionais, além de intermediar a possibilidade de que as doações ao terceiro setor possam ser deduções no imposto de renda

A deputada Paulinha (Podemos), proponente da reunião, disse que atualmente as entidades ligadas a este setor não possuem um meio, um canal único, de orientações onde sejam disponibilizadas todas as informações pertinentes, de forma unificada, integrada e atualizada periodicamente. Ela explicou que na prática essa coalizão proposta pretende ajudar as mais de 40 mil instituições no estado a se regularizarem e, aquelas que já estiverem regularizadas, auxiliar na  captação de mais recursos para seus projetos, amplificando assim o atendimento aos cidadãos nos municípios catarinenses.

A presidente Marisa fez uso da palavra e falou sobre a expressão e força da classe contábil catarinense em ações desse cunho. Ela ainda destacou o Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que é um projeto capitaneado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e que o CRCSC abraça com muita dedicação e cuidado, incluindo subprojetos que estão ligados ao 3º setor. “Estamos dispostos, dentro das nossas atribuições, a contribuir e somar. Tudo o que traz benefício para a sociedade nos interessa, e vamos colaborar fazendo uso da expertise dos nossos profissionais neste tema”, afirmou a presidente.

REDE LAÇO

Durante o encontro, a primeira-dama e líder da Rede Laço, Késia Martins da Silva, falou da importância da proposta da coalizão apresentada por Paulinha e fez um relato sobre os dois anos de atuação da instituição que comanda no estado. Santa Catarina conta desde abril de 2020 com o Programa Rede Laço, hoje responsável pela integração entre o poder público e as entidades do terceiro setor. O foco, no entanto, está no incentivo e promoção do voluntariado. “Desde muito cedo, participei de trabalhos voluntários e sei da satisfação pessoal e dos resultados práticos na vida das pessoas atendidas”, explicou.

Késia apontou que a Rede é uma plataforma virtual, um elo entre os voluntários, os órgãos, as entidades públicas e instituições privadas, sem fins lucrativos. Eles estão conectados em ações destinadas a fazer o bem e ajudar a transformar a realidade das pessoas, criando laços de cooperação e de solidariedade através dos princípios como cidadania, fraternidade, dignidade, complementaridade e transparência.

Participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Fesporte, Fundação Catarinense de Cultura, Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB/SC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) e Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social.