Estado de Santa Catarina e seus municípios obtêm ótimos resultados no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no SICONFI em 2022 (dados de 2021)

Fonte: Tesouro Nacional
Data: 30 de junho de 2022
Créditos: Maitieli Weber e Dreone Mendes

O Estado de Santa Catarina passou a ocupar a 2ª posição no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no SICONFI. O ranking é uma iniciativa do Tesouro Nacional que busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O total de acertos do estado catarinense foi de 96.81. Já Florianópolis, a capital de SC, ficou em 7º lugar no ranking de capitais, recebendo a nota A, com 95,1% de acertos.

Os municípios catarinenses tiveram um excelente resultado, com destaque para o Rio do Campo, que obteve 36º melhor nota de todos os municípios brasileiros.

Nos gráficos abaixo, pode-se ver um resumo do desempenho de cada um dos estados, capitasie municípios, com o percentual de acertos em cada uma das dimensões, além do Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF).

O Ranking utiliza a mesma data de corte do Balanço do Setor Público Nacional - BSPN. A previsão legal do BSPN (LRF art.51) estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas. Com o objetivo de obter informações cada vez melhores para a consolidação, a mesma data de corte estabelecida para o BSPN foi definida como marco para a aplicação das verificações do Ranking.

O CRCSC parabeniza os profissionais da contabilidade que atuam no setor público, tanto estadual, quanto municipal, e que por meio de um trabalho íntegro, responsável e de qualidade, contribuem para as melhores colocações e notas, anualmente no Ranking.

Confira aqui o resultado completo.