Confira: “As responsabilidades do Profissional da Contabilidade” foi tema da Câmara Técnica Debate

Data: 1 de julho de 2022
Créditos: Isabella Miranda

Na manhã desta quarta-feira (29), aconteceu mais uma edição da Câmara Técnica Debate do CRCSC. O tema debatido foi “Confira Quais as Principais Responsabilidades do Profissional da Contabilidade” e teve como objetivo trazer para a discussão uma série de questionamentos importantes para o exercício da profissão contábil. O momento aconteceu de forma on-line, no canal oficial do CRCSC no Youtube.

Para palestrar, esteve presente o contador Sergio Faraco, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e empresário contábil. Como debatedores, o evento recebeu Marisa L. Schvabe de Morais, presidente do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, e José Donizete Valentina, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC.

A presidente Marisa recebeu os participantes e falou brevemente sobre a importância da educação continuada: “O CRCSC está sempre atento às demandas que os profissionais trazem, e estamos, na medida do possível, abordando os assuntos técnicos e gerais que tratam das prerrogativas da profissão. Hoje é um exemplo disso, iremos tratar sobre as principais responsabilidades dos profissionais da contabilidade.”

Na sequência, o vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, fez o uso da palavra: “A Câmara Técnica Debate de hoje foi uma solicitação dos nossos delegados, conselheiros e profissionais de Santa Catarina, e é pontuada pelo Programa de Educação Continuada, agradeço imensamente a presença de todos nesse evento, que já é consolidado no calendário.”

Retomando o uso da palavra, a presidente reiterou a importância do palestrante do dia, “vamos receber um convidado mais do que especial, um parceiro do Conselho, que tem uma trajetória profissional e classista que o credencia para momentos como esse, o contador Sergio Faraco”, apresentou.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, em sua fala inicial, parabenizou a Câmara Técnica Debate e reforçou sobre o privilégio de moderar a discussão.

“Há muitas vantagens na contabilidade, podemos oferecer maior controle financeiro e econômico à entidade, por exemplo. Temos que ser vendedores, mostrar a importância da nossa profissão”, desta forma Faraco iniciou sua palestra, que também abordou pontos como crimes falimentares do contador, responsabilidades civis e penais do profissional contábil, contribuição previdenciária e sigilo empresarial.

“Vocês precisam ver quantas coisas deve-se tomar cuidado. Precisamos trabalhar com responsabilidade, e com ética acima de tudo, fazendo a coisa certa”, explicou Faraco, antes de encerrar a apresentação. Todos os pontos abordados no material visual da palestra foram disponibilizados pelo conselheiro, e podem ser acessados na íntegra, clicando aqui.

“Esse material que o Faraco preparou é muito completo, foi uma aula trazendo todos os pontos em que os profissionais da contabilidade devem ficar atentos”, apontou Roberto Aurélio Merlo.

O moderador José Donizete explicou sobre a importância do assunto tratado: “Nós vivemos as dores da profissão, sabemos como funciona o dia a dia, como é estar com o cliente. Vimos hoje as responsabilidades e como ser corresponsável pelas empresas, temos que ter ciência do que é feito. Sei das dificuldades do dia a dia, por isso, reafirmo: foquem sempre no contrato de prestação de serviço.”

Além do debate sobre o assunto entre os convidados, foi possível enviar perguntas no chat do Youtube, que foram prontamente respondidas pelos profissionais.

Esta essa edição da Câmara Técnica Debate já conta com 536 visualizações, e pode ser acessada no canal do CRCSC no Youtube, clicando aqui.