Plenária de agosto acontece de forma presencial e realiza a entrega das carteirinhas físicas a profissionais da contabilidade

Data: 10 de agosto de 2022
Créditos: Isabella Miranda

Na terça-feira (9), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina realizou a sessão plenária de agosto, desta vez de forma presencial, reunindo o conselho diretor, conselheiros e convidados. O momento aconteceu na sede do CRCSC, em Florianópolis-SC.

Presidindo a sessão e coordenando as deliberações de cada câmara, esteve presente a presidente do CRCSC Marisa L. Schvabe de Morais, que anunciou, em sua fala inicial, que antes do início oficial da plenária iria acontecer a entrega das carteirinhas físicas de profissionais da contabilidade, como forma de reiterar a importância do ato. Receberam a carteira, das mãos da presidente, o vice-presidente de Registro, Édio Silveira, e a profissional da contabilidade, Débora Machado.

A presidente também enalteceu profissionais que prestigiavam o momento: o conselheiro do CFC e ex-presidente do CRCSC, Sergio Faraco, os ex-presidentes do CRCSC, Juarez Domingues Carneiro e Adilson Cordeiro, e os contadores: José Roberto Silva Júnior; Augusto Vieira de Souza; Marcos Boettber e Zacaria Alexandre Nassar.

Em seguida, os vice-presidentes fizeram as deliberações das suas câmaras, iniciando pelo vice-presidente da câmara de Registro, Édio Silveira. Em sua fala, o vp apresentou um balanço dos projetos analisados, expondo também acerca das inscrições para o exame de suficiência, a campanha de atualização cadastral que atualmente está em vigor e a próxima Cerimônia Virtual de Entrega de Registro  Profissional, que irá acontecer no dia 23 de agosto.

Em seguida, a vice-presidente de Controle Interno, Liliane Novaes, abordou o panorama das receitas, tanto previstas quanto realizadas. Já a Câmara de Administração e Finanças foi apresentada pelo conselheiro Luiz Alberton, em substituição do vice-presidente Itelvino Schinarider, que abriu a palavra para o diretor administrativo e de infraestrutura do CRCSC, Cleber Dias, responsável por apresentar algumas das últimas deliberações e encaminhamentos do CRCSC.

A conselheira Fabiane Serafim Kollross apresentou, em substituição ao vp Dreone Mendes, a câmara de Desenvolvimento Profissional, apontando acerca dos últimos eventos e trazendo números de participantes e acessos simultâneos. Além disso, também antecipou informações sobre o mês do contador, que acontecerá em setembro.

Finalizando as apresentações, o vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Lecir dos Passos Ghisi, explanou em relação aos acumulados de 2022. A presidente Marisa retomou a palavra e anunciou uma novidade: que a partir de setembro, uma vez ao mês, um conselheiro será sorteado para participar da plenária do Conselho Federal de Contabilidade, e concomitantemente, um delegado de representação também será sorteado para participar de uma plenária no CRCSC.

As regras e especificações do sorteio foram explicadas, e em seguida o sorteio do mês de setembro foi realizado.Marisa agradeceu a presença de todos e reiterou que a próxima plenária também se daria no formato presencial, no dia 14 de setembro.

Acesse as foto aqui.