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Artigo Revista RCCC: Fatores que interferem na intenção comportamental de uso das aulas remotas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis das Instituições Públicas Paranaenses


Data: 29 de setembro de 2022
Fotos:
Créditos: Isabella Miranda


Autores: Michele Goncalves, Edenise Aparecida dos Anjos, Flaviano Costa

Resumo : O presente trabalho tem como objetivo verificar os fatores que interferem na intenção comportamental de uso das aulas na modalidade remota pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis nas Universidades Públicas Paranaenses. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem quantitativa e utilizou-se para análise dos dados a técnica modelagem de equações estruturais (SEM). Empregou como base o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM), sendo a amostra composta por 292 respondentes. Os resultados do estudo apontam que os acadêmicos perceberam a utilidade e importância das aulas na modalidade remota com uso de tecnologias digitais e, que o conhecimento anterior de tecnologias contribuiu positivamente na percepção de facilidade de uso. Foi possível verificar, ainda, que os acadêmicos não encontraram dificuldade em acessar as aulas no ambiente disponibilizado pelas IES. Por fim, apesar de todos os desafios do período pandêmico e a adoção emergencial da modalidade de aulas remotas, as IES paranaenses conseguiram continuar com as atividades letivas, superando grandes dificuldades em um momento de muita incerteza, e que os acadêmicos entendem que tais mudanças foram necessárias, mesmo que não tenham acontecido exatamente da forma como desejariam. Espera-se que os achados dessa pesquisa possam contribuir positivamente na formulação das estratégias de enfrentamento de crises pelas IES, assim como para o planejamento de plataformas virtuais institucionais.

Palavras-chave: Modelo TAM, Ciências contábeis, Pandemia, Aulas Remotas

Link de acesso na íntegra:

https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3293

Como citar este artigo:

Formato APA:

Goncalves, M., dos Anjos, E. A. ., & Costa, F. . (2022). Fatores que interferem na intenção comportamental de uso das aulas remotas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis das Instituições Públicas Paranaenses. Revista Catarinense Da Ciência Contábil21, e3293. https://doi.org/10.16930/2237-766220223293

Formato ABNT:

GONCALVES, M.; DOS ANJOS, E. A. .; COSTA, F. . Fatores que interferem na intenção comportamental de uso das aulas remotas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis das Instituições Públicas Paranaenses. Revista Catarinense da Ciência Contábil[S. l.], v. 21, p. e3293, 2022. DOI: 10.16930/2237-766220223293. Disponível em: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3293. Acesso em: 29 set. 2022.

 

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