Câmara Técnica Debate: confira como foi evento que tratou sobre “A Nova Matriz Curricular dos Cursos de Ciências Contábeis e os Desafios da Formação Profissional”

Data: 13 de outubro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

A matriz curricular para profissionais da academia e os desafios da formação para profissionais de mercado foram pautas da Câmara Técnica Debate realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. O evento foi realizado no dia 05/10 e transmitido ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no Youtube.

Na abertura, a presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, debatedora do assunto, falou sobre a importância do tema: “Esse assunto importa a cada um de nós. Pois são os egressos de todas as instituições do Brasil que nós receberemos no mercado de trabalho, para desempenharem suas funções tão relevantes para a sociedade como um todo”, destacou.

O vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, também debatedor do evento, falou sobre a temática do encontro. “O objetivo da Câmara Técnica Debate é discutir temas contemporâneos e relevantes como esse, aperfeiçoando e auxiliando os profissionais da contabilidade no desenvolvimento de suas atividades, por meio do embasamento técnico”, pontuou.

A professora Ilse Maria Beuren, uma das debatedoras do evento, iniciou a explanação agradecendo o convite e fazendo uma comparação entre o passado e o momento atual: “Lá em 2004, quando se falava em matriz curricular, se falava muito em conteúdo. E agora tem-se outra concepção. Estamos falando de diretrizes e os conteúdos ficam por conta das instituições”, explicou a professora, que trouxe os tópicos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.

Elias Caddah, palestrante da CTD, iniciou sua fala pontuando que também traria para a discussão a nova matriz curricular dos cursos de ciências contábeis e os desafios para a formação profissional. “Diante de tantas alterações e mudanças, esse momento acaba se tornando muito importante, pois além das mudanças que a própria ciência contábil vem atravessando, também parte de mudanças necessárias a própria postura do profissional contábil perante as empresas e a sociedade”, destacou.

O palestrante também apresentou as 12 soft skills importantes para o mercado, entre elas, comunicação, trabalho em equipe, criatividade, liderança e gerenciamento de tempo. Além disso,fez uma comparação da DCNs atual e da proposta que contempla algumas questões como estágio supervisionado obrigatório, foco na concepção de desenvolvimento sustentável e trabalho de conclusão de curso opcional.

Logo após a explanação, os debatedores iniciaram a discussão sobre o tema, pontuando que foram 600 considerações feitas pela Comissão das Instituições de Ensino do CRCSC, trazendo observações acerca do tema e as dúvidas e apontamentos dos participantes.

O evento conta com mais de 350 visualizações e pode ser acessado na integra, clicando aqui.