Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

CRCSC e entidades contábeis realizam reunião com a DIAT para fazer esclarecimento de dúvidas


Data: 19 de outubro de 2022
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber


Na tarde desta terça-feira (11), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), e demais entidades contábeis do Estado, reuniram-se com a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, especificamente com Diretoria da Administração Tributária (DIAT/SEF-SC). Esse é o segundo encontro realizado entre as instituições e o objetivo desses é apresentar à SEF-SC as demandas levantadas pelo CRCSC e demais entidades, a fim de sanar dúvidas, em quando possível, propor melhorias do sistema. Os trabalhos foram conduzidos pela vice-presidente institucional e de relacionamento com o profissional e Secretária Adjunta da Fazenda Estadual, Michele Patricia Roncalio, que além de representar a SEF-SC no evento, também representou a Presidente do CRCSC, Marisa Schvabe de Morais.

Michele realizou a abertura do encontro, destacando as entidades presentes: FECONBRAS, FECONTESC, SESCON Sul, SESCON GF, SESCON SC e SESCON Blumenau, além dos vice-presidentes do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo (Técnico), Édio Silveira (Registro), o conselheiro Willian Schmidt  o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, e a equipe da DIAT, apresentada pela diretora Lenai Michels.

Após as apresentações, os participantes debateram a pauta previamente levantada, trazendo perguntas e sugestões das mais diversas entidades.

Entre os assuntos tratados, estavam a guarda dos XMLs dos documentos fiscais, nota fiscal de produtor rural e cruzamento das informações do PIX Malhas Fiscais.

As demandas foram ouvidas, respondidas e, na medida do possível, e algumas sugestões de encaminhamento serão avaliadas para melhorias, outras verificou-se que o encaminhamento já está sendo realizado e será liberado em breve e outras dúvidas também foram sanadas.

Lenai Michels reiterou a importância do encontro e de debates que gerem a aproximação entre os órgãos.

Por fim, Michele Patricia Roncalio encerrou o bate-papo, sinalizando que os encontros continuarão ocorrendo de forma bimestral, afim de melhorar o fluxo das informações trabalho entre a Secretaria da Fazenda e o profissional contábil, sendo assim, aguarda-se, por parte do CRCSC e demais entidades contábeis as sugestões de temas para que o próximo encontro ocorra no mês de dezembro de 2022.

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados