Atualizações dos SIAFICs é tema de Painel do 6° Seminário de Práticas de Contabilidade aplicada ao Setor Público

Data: 10 de novembro de 2022
Créditos: Isabella Miranda

O 6° Seminário de Práticas de Contabilidade aplicada ao Setor Público continua com uma programação intensa. Atualizações dos “SIAFICs em observância ao Decreto Federal n.° 10.540/2020” foi o tema base do painel que abriu a programação dos eventos da tarde da quinta-feira (10). O assunto foi abordado pelos painelistas Allan Jonson (Betha Sistemas), Higo Mariano (GOVBR) e Magnus Kleber (Indra/Minsait). A moderação ficou por conta do analista financeiro da FECAM, Vinícios Eduardo Vicente.

“Quando você precisa tomar uma decisão, de qual departamento você pega a informação?”, com esse questionamento inicial, o conselheiro do CRCSC Higo Mariano deu início as falas do painel, fazendo, em seguida, um mapeamento do tema principal entre os anos de 2000 e 2020. “Vamos abordar pontos que foram atendidos nas atualizações, como lançamentos realizados, relatórios gerados automaticamente, plano de contas (PCASP) e backups de segurança. Todavia, há pontos ainda que ainda não foram adaptados”, explicou.

Magnus Kleber, representando a Indra/Minsait, trouxe para a discussão o posicionamento da empresa e como está o trabalho de adequação em 2022: “Estamos em Santa Catarina desde 2004, vimos a importância do conceito contábil dentro da tecnologia, e, hoje, temos no estado um centro de excelência. Conseguimos trazer para essa estrutura a contabilidade e a inteligência tecnológica. O sistema que desenvolvemos junto com o Estado de Santa Catarina é o SIGEF (Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal), referenciado em todo o Brasil, estamos entre os melhores.”

Transparência, sistema único e autonomia, esses foram alguns tópicos do universo da SIAFIC que o representante da Betha Sistemas, Allan Jonson, apresentou. O profissional também pontuou a integração do SIAFIC Betha com os sistemas estruturantes e a documentação de suporte do registro contábil.

O moderador, Vinícios Eduardo Vicente, abriu o momento de perguntas. Cátia Maria Fraguas, coordenadora adjunta da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Analista de Negócio da GOVBr, utilizou o momento para, primeiramente, contextualizar aos participantes sobre o SIAFIC. “Em 2008 a 2009, tivemos colegas contadores que participaram de subgrupos de trabalho e surgiram alguns questionamentos. O SIAFIC é resultado desse trabalho, desses questionamentos que foram levados à Brasília sobre o que acontecia nos municípios”, explicou, fazendo sua pergunta em relação aos sistemas estruturantes e SIAFIC.

Michele Patricia Roncalio, Secretária Adjunta da Fazenda de Santa Catarina, coordenadora do seminário e vice-presidente Institucional do CRCSC, contextualizou sobre os municípios que utilizam o sistema da câmara e da prefeitura e indagou sobre como atender ao SIAFIC, quando estes municípios atuam em diferentes sistemas, questionando, também, sobre o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconf.

Vinícios encerrou o painel: “Essa união é muito importante e relevante para a contabilidade pública, coloco a FECAM à disposição para momentos como esse, de debate e alinhamentos dos conteúdos da profissão.”

Confira os outros temas da programação aqui.