Plenária de outubro tem foco em deliberações de câmaras e entrega de registro profissional

Data: 26 de outubro de 2022
Créditos: Isabella Miranda

O dia 26 de outubro foi marcado por mais uma sessão plenária, desta vez reunindo o conselho diretor e os conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina de forma presencial. O momento aconteceu após à inauguração da placa em homenagem à contadora Priscila Gheno Propp, para conferir esse momento, clique aqui.

A presidente Marisa L. Schvabe de Morais realizou a abertura da sessão e sinalizou as presenças externas que prestigiaram o momento: Joaquim de Alencar Bezerra Filho (vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC), Juarez Domingues Carneiro (presidente JUCESC e ex-presidente do CFC e CRCSC), Sergio Faraco (conselheiro do CFC e ex-presidente do CRCSC), Adilson Cordeiro (ex-presidente do CRCSC), Luiz Henrique (representante da Ortecon) e Gladys Sara Sarobe (Delegada de Representação de São José).

Iniciando a solenidade, aconteceu a entrega física da Carteira de Registro Profissional. Édio Silveira, vice-presidente de Registro, recebeu as profissionais Sonia Josefa Fermino e Juliana Vieira Da Silva para o momento.

Em seguida a presidente passou a palavra para Michele Patricia Roncalio, vice-presidente Institucional e de Relação com o Profissional. Em sua apresentação, Michele ressaltou diversos projetos em andamento, como o programa Contabilidade em Pauta, atualmente em sua 4° edição, e o CRCSC na Mídia, pontuando também as representações dos conselheiros e presidente durante o mês.

Seguindo o cronograma, a conselheira Fabiane Maria Kollross, em nome do vice-presidente Dreone Mendes, explanou acerca da Câmara de Desenvolvimento Profissional, relatando os números dos eventos e palestras já promovidos em 2022, em especial, os que foram realizados durante o Mês do Contador, em setembro.

Em seguida, Michele retomou a palavra, e substituindo o vice-presidente da Câmara Técnica, Roberto Aurélio Merlo, conversou com os presentes sobre os eventos da Câmara Técnica Debate.

Luis Alberton, conselheiro do CRCSC, também fez uso da palavra, no lugar de Itelvino Schinaider, vice-presidente de Administração e Finanças, apresentou a respectiva Câmara e, em seguida, passou a palavra para o diretor financeiro do CRCSC, Cleber Dias, que falou acerca da proposta orçamentária para 2023.

A Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina foi apresentada pelo vice-presidente Lecir dos Passos Ghisi e complementada pelo conselheiro Willian Schmidtt, os profissionais abordaram temas como o número de agendamentos, acumulados do mês e as notificações realizadas.

Liliane Maria Novaes, vice-presidente da Câmara de Controle Interno, apresentou, detalhadamente, sobre as despesas realizadas, explanando aos presentes sobre cada tópico. O coordenador do departamento de Governança, Martinho Nunes, posteriormente, complementou a apresentação com uma apresentação acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Édio Silveira, vice-presidente de Registro, encerrou as apresentações, apresentando sobre os recentes números de registrados e relatou sobre a cerimônia virtual de entrega de registro profissional, que atualmente se encontra na sua 27° edição.