Presidente do CRCSC participa de reunião dos presidentes no CFC

Data: 16 de dezembro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Marisa L. Schvabe de Morais participou, nos dias 13 e 14/12, da reunião dos presidentes do Sistema CFC/CRCs, que aconteceu no Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília-DF.

O encontro reuniu presidentes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, e contou com uma pauta extensa que tratou sobre os resultados de 2022 e ações e projetos para o próximo ano.

A presidente Marisa levou, nesta oportunidade, pleitos importantes do CRC de Santa Catarina, como a aprovação de uma resolução específica que versa sobre a possibilidade de remissão da anuidade de 2022 para os profissionais afetados pelas fortes chuvas e inundações em algumas cidades catarinenses.

A programação também discutiu outras temáticas, entre elas, reunião Cofides; reunião da Comissão de Relações Institucionais do CFC; Plenária e reunião do Conselho Consultivo.

Estavam presentes também os conselheiros do CFC, representantes de Santa Catarina, Sérgio Faraco (ex-presidente do CRCSC) e Marlise Alves; o vice-presidente técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo e o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho. Marisa falou sobre o evento: “A reunião dos presidentes do Sistema CFC/CRCs é um momento para avaliarmos o trabalho como um todo, traçarmos as metas para o próximo ano e nos fortalecermos enquanto sistema, a fim de fortalecermos, consequentemente, a classe contábil em âmbito estadual e nacional.”

A agenda também contou com um momento especial para conceder a Comenda de Mérito Contábil Professor Ivo Malhães, ao homenageado Wagner Vilas Boas de Souza, contador e secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Instituída pela Resolução Abracicon n.º 1, de 12 de setembro de 2022, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) passa a entregar, a partir de então, a Comenda de Mérito Professor Ivo Malhães de Oliveira para profissionais de destaque no segmento, que tenham contribuído para o desenvolvimento da classe contábil. A eleição da personalidade homenageada é realizada pelos acadêmicos da Abracicon, em assembleia geral ordinária e/ou extraordinária.

Participaram da entrega o presidente do CFC, Aécio Dantas; a presidente da Abracicon, contadora e doutora Maria Clara Cavalcante Bugarim; os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidades (CRCs) de todas as unidades da Federação; e os conselheiros do Sistema CFC/CRCs.

Conquistas para a classe contábil

Paralelamente ocorreu o Fórum dos Conselhos Federais de Profissão Regulamentada (Conselhão). O evento foi realizado na manhã de terça-feira (13/12), na sede do Conselho Federal de Administração (CFA) para deliberação de pautas pertinentes aos 32 conselhos que compõem o grupo. Na ocasião, Mauro Kreuz, presidente do CFA, realizou votação com os participantes presentes para nomear o novo coordenador do grupo. Por unanimidade, a presidência do fórum passa, a partir de janeiro, para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas.

Outra conquista importante foi a notícia de que a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim foi eleita presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea), na sexta-feira (9). Maria Clara repete o ineditismo de ser a primeira mulher a presidir uma instituição de contabilidade, assim como o fez na Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL).