Presidente do CRCSC recebe em mãos o livro “Negócio se aprende na Escola”

Data: 19 de dezembro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina recebeu o livro “Negócio se aprende na Escola”, que conta a história da criação da Fucape Business School e a trajetória inovadora percorrida pela instituição até alcançar o reconhecimento nacional e internacional. A obra foi entregue pelo doutor em Controladoria e Contabilidade, professor Valcemiro Nossa, e traz a visão e depoimentos dos dois criadores da escola de negócios, Valcemiro, e do professor Aridelmo Teixeira.

Valcemiro Nossa atuou durante anos no Sistema CFC/CRCs e participou da última plenária, que aconteceu em Brasília no dia 14/12, a qual reuniu presidentes de todos os estados. Ele agradeceu as parcerias entre CFC, CRCs e Fucape, e destacou que elas contribuíram com a história da instituição.

Valcemiro Nossa

Nascido na cidade de Guaraná, município de Aracruzes, Espírito Santo, Valcemiro Nossa começou na área contábil ainda jovem, aos 16 anos. Em 1983, enquanto cursava o nível técnico, teve a oportunidade de trabalhar em um pequeno escritório e, aos 18, já começara a lecionar.

Atuou por nove anos na área de contabilidade com pequenas e grandes empresas, além de escritórios. Mais tarde, migrou para a área acadêmica, onde fez mestrado e doutorado.

Criou a Fundação Instituto Capixapa de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças – FUCAPE, uma instituição de Ensino que hoje é referência no Brasil. Participou também de entidades como CFC, CRCES e Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.