Ainda é possível contribuir para as novas diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Contábeis

Data: 13 de fevereiro de 2023
Créditos: Bianca Backes

Foi aberto no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 3 de março o prazo para contribuições à proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Ciências Contábeis (bacharelado). O edital de chamamento foi publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e destaca que as contribuições devem ser fundamentadas e enviadas, em formato de texto, por e-mail, para o endereço dcncontabeis@mec.gov.br.

As DCNs em vigor são do ano de 2004 e, para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, a atualização é fundamental, assim como a participação do conselho neste processo.

“Este é um momento único, uma grande oportunidade para que possamos contribuir para que o curso forme profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. E essa integração das instituições de ensino superior com o mercado é fundamental para todos nós. Sem contar que pela primeira vez temos a possibilidade de opinar e sugerir. Essa é uma conquista do Conselho Federal que capitaneou essa possibilidade junto ao Ministério da Educação”, afirma a dirigente.

De olho nas competências - O coordenador da Comissão das Instituições de Ensino do Estado de Santa Catarina, Vitor Paulo Rigo, pondera que as diretrizes estão defasadas e o que se espera de um profissional da contabilidade atualmente não é o que era necessário há duas décadas (data da última atualização).

“Defendemos que as diretrizes curriculares devem atender a demandas mais contemporâneas, desenvolvendo competências e não necessariamente temas tão técnicos e que hoje são atribuídos às ferramentas tecnológicas. O novo profissional precisa entender de mercado, negócios, sustentabilidade”, explica Rigo.

No ano passado, os Conselhos Regionais, por meio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foram chamados a discutir essas diretrizes. Em maio, o assunto foi pauta de um evento on-line promovido pelo CRCSC. Agora, uma proposta foi desenvolvida pelo MEC e

a fase de discussão já se encerrou, mas é possível consultá-la e encaminhar contribuições.

Conheça os documentos

. Consulte o edital de chamamento à Consulta Pública acerca de proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais CLICANDO AQUI

. Consulte a minuta do Projeto de Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, a serem observadas pelas

Instituições de Educação Superior (IES) CLICANDO AQUI