Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Prêmio Destaques da Contabilidade homenageia profissionais e organizações contábeis


Data: 17 de fevereiro de 2023
Fotos: Renato Gama
Créditos: Bianca Backes


Uma tarde para celebrar trajetórias e conquistas. Assim foi a entrega do prêmio Destaques da Contabilidade – Edição 2022, que homenageou profissionais,uma organização contábil e primeiros colocados no Exame de Suficiência em SC. O evento fez parte do encontro que reuniu delegados, conselheiros e dirigentes do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), durante toda a quarta-feira (15), na sede da entidade, em Florianópolis.

 

“Eu fico imaginando a honra e o orgulho de fazer parte do rol dos homenageados desta nesta solenidade. Os currículos apresentados aqui pelo nosso cerimonial demonstram o valor de cada uma dessas lindas histórias. Vocês estão deixando um legado para a posteridade”, elogiou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais.

 

Criado há mais de 15 anos, o prêmio condecora dois profissionais da contabilidade que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à classe contábil catarinense e à sociedade (escolhidos pelos colegas em votação e referendados por uma comissão julgadora), além de uma organização contábil, dois profissionais com os registros ativos mais antigos na entidade e os bacharéis em Ciências Contábeis que obtiveram a primeira colocação nas duas edições do Exame de Suficiência de 2022 (confira a lista completa abaixo).

 

Nesta edição, o CRCSC destacou, ainda, familiares do profissional de contabilidade Alexandre Pawelski, já falecido, por preservarem e doarem ao acervo da entidade um diploma de Guarda-livros recebido por ele em 1913. O documento agora faz parte da exposição na Galeria Contador Renato Gonçalves, situada no primeiro andar da sede do CRCSC.

 

Durante o dia foram também foram realizadas uma palestra e a reunião plenária. A premiação “Destaques da Contabilidade” foi transmitida ao vivo e está disponível no canal oficial do CRCSC no YouTube.

 

Integraram a mesa de autoridades, além da presidente do Conselho, a vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais, contadora Michele Patricia Roncalio, o vice-presidente de Administração e Finanças, contador Itelvino Schinaider, o vice-presidente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, contador Lecir dos Passos Ghisi, o vice-presidente da Câmara de Registro, contador Édio Silveira e o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional, contador Dreone Mendes. 

 

Também compõem o Conselho Diretor do CRCSC, o Vice-Presidente da Câmara Técnica, contador Roberto Aurelio Merlo e a Vice-Presidente da Câmara de Controle Interno, contadora Liliane Maria Novaes, que neste ato, não puderam comparecer ao evento.

 

O Destaques da Contabilidade foi patrocinado pelas empresas Faracon Contabilidade,

Floripana Corretora de Seguros, ITC Consultoria Tributária, Omie, Orsitec Assessoria Contábil e Empresarial e Taticca Auditores e Consultores.

 

Confira quem foram os premiados

 

Destaques do ano - Profissionais da Contabilidade

 

. Adilson Cordeiro, contador

Natural de Florianópolis, é bacharel em Ciências Contábeis, pela Univali Biguaçu, especialista em Auditoria de Gestão Empresarial pela Faculdade Estácio de Sá de SC, Mestre em Ciências Contábeis pela Furb e International Accounting Leadership Certificate pela Anderson University – MBA. No CRCSC começou como conselheiro, em 2000, depois foi vice-presidente de Administração e Finanças e em 2012 foi eleito presidente, ficando à frente da instituição por dois mandatos (2012-2013 e 2014-2015). Apaixonado pela profissão, Adilson foi um verdadeiro revolucionário. Percorreu todo o Estado com o objetivo de regionalizar as ações do CRCSC e esteve mais próximo do profissional ouvindo suas demandas, tirando dúvidas e sendo um presidente atuante, presente e que não media esforços para fazer sempre mais e melhor. É fundador da Logos Contabilidade.  Foi diretor do Sescon Grande Florianópolis e presidente do Observatório Social de São José. É casado com Valcinéia Bittencourt de Jesus Cordeiro, é pai de duas filhas, Livia e Alice, do seu casamento anterior, e de dois filhos (de coração, do casamento com Val), Maria Eduarda e Vitor. Além disso, ele também é pai de pet e, juntamente com Lulu e Billy, a família se tornou completa. 

 

. Marcello Alexandre Seemann, contador

Natural de Florianópolis/SC, formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria  pela UFSC, e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), tem MBA em Contabilidade, Compliance & Direito Tributário, pela BSSP. É é conselheiro do Tribunal Estadual de Contas Maçônico – GOB/SC e desempenha ações de voluntariado junto às entidades sem fins lucrativos, com destaque para a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Coqueiros. Foi presidente do CRCSC entre 2016 e 2019, onde também ocupou vice-presidências. Presidiu a Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop). No ano de 1990, constituiu com sua esposa, também contadora, Daniela Grumiche Silva, a empresa Seecon.

 

 

Categoria Pioneiros - profissionais

 

 . Hilário Testoni

Técnico em Contabilidade registrado em 6 de novembro de 1957, nasceu em Gaspar, em 15 de outubro de 1933. Saiu da cidade natal ainda criança para estudar e cursou o ensino técnico noturno em Contabilidade no Colégio Franciscano Santo Antônio em Blumenau/SC. Na época, acumulava dois empregos. Chegou a voltar a Gaspar como sócio no Engenho de Beneficiamento de Arroz, e retornou a Blumenau. Passou por empresas como Prosdócimo S/A, escritórios de contabilidade, Indústrias Gerais Cássio Medeiros S.A., Tevelândia Ltda., Rádio Clube de Blumenau Ltda., Emissoras Coligadas de Rádio e Escritório de Contabilidade Escopo Ltda. Mesmo aposentado pelo INSS, continuou ativo na contabilidade, até 2022, aos 89 anos de idade. É casado com Karin, tem duas filhas, dois filhos, três netos, três netas e uma bisneta.

 

. Leone Carlos Martins

Contador registrado em 29 de outubro de 1957 (no ato, representado pelo filho Leone Júnior), nasceu em 31 de março de 1937, em Florianópolis. Originário de uma família humilde, trabalhou desde a infância, primeiramente ajudando os pais em serviços de entrega para um comércio. Cursou Técnico em Contabilidade, foi Auditor Interno da Secretaria da Fazenda de SC, onde exerceu cargos de coordenação. Enquanto isso, cursou Ciências Contábeis e Economia, formando-se pela UFSC em 1972. Em 1975, recebeu do Governo do Estado de Santa Catarina a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, categoria bronze, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. Casado com Maria Eli Lentz Martins, é pai de Gladys Lentz Martins, Eliana Lentz Martins e Leone Carlos Martins Junior. Tem oito netos (Naiana, Gabriel, Pietro, Larissa, Felipe, Pedro Henrique e João Vitor) e quatro bisnetos (Maria Clara, Bianca, Noah e Agatha). 

 

 

Categoria Pioneiros - organização contábil

 

. Orcatéa Escritório LTDA

Com mais de 50 anos de história, a Orcatéa possui mais de 500 clientes, espalhados por todo o Estado, que são atendidos pela matriz em Campos Novos/SC e pela filial em Itapema/SC. Foi fundada em 2 de janeiro de 1970, em Campos Novos, pelos técnicos em contabilidade Nelson Antônio Serpa e José Luiz Debastiane. Em novembro de 1971 o escritório foi vendido para Sidnei Souza e Hilário Zancanaro. Hilário Zancanaro nasceu em Viadutos (RS), em 1937. Foi um dos delegados de representação do CRCSC mais longevos, tendo exercido essa função de abril de 1976 a agosto de 2011. Casou-se com Tereza Galafaci e teve três filhos: Dione, Lucinéia e Silvio, que assumiu a administração da empresa em 2004. Seguindo os passos do pai, foi delegado de representação do CRCSC entre 2011 e 2017, na cidade Campos Novos/SC e foi prefeito de Campos Novos/SC.

 

 

Exame de Suficiência

. Gilmar Dela Justina, de Blumenau/SC (Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi)

1º colocado no Exame de Suficiência realizado em maio de 2022

. Carlos Eduardo Mezzaroba Eckl, de Florianópolis/SC (Faculdade Estácio de Sá)

1º colocado no Exame de Suficiência realizado em setembro de 2022

 

Diploma de Guarda-livros datado de 1913

. Homenagem póstuma a Alexandre Pawelski e à sua neta, Marília Pawelski Correia (nascida em 1943), por preservar o documento do avô e doá-lo ao acervo do CRCSC

. Alexandre Pawelski nasceu na Áustria em 25 de fevereiro de 1882, foi naturalizado brasileiro e faleceu em 1923

 

Clique aqui e confira as fotos

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados