Câmara Técnica contou com palestrante do TCE/SC para debater casos de responsabilização de profissionais da contabilidade do setor público

Data: 18 de maio de 2023
Créditos: Bianca Backes

Mais de 600 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo da Câmara Técnica Debate que tratou dos casos de responsabilização dos profissionais da contabilidade do setor público nas prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), na manhã desta quinta-feira (18). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Santa Catarina (CRCSC), teve como palestrante o diretor de contas do Governo do TCESC, Moisés Hoegenn.

Esta edição da CTD foi acompanhada por profissionais contábeis dos 23 estados da federação, como salientou o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo. “Estamos cumprindo o objetivo da CTD, este evento trouxe orientações importantes para o exercício da profissão. Quero agradecer imensamente ao Moisés Hoegen, que prontamente aceitou o nosso convite”, avaliou Merlo.

A vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais do CRCSC, Michele Patricia Roncalio, destacou a importância do tema para quem atua no serviço público. “Escolhemos este assunto a partir de uma série de demandas e dúvidas vindas de colegas que atuam em todo o Estado. E fico feliz de ver que temos participantes de diversas cidades, especialmente do interior”, celebrou a dirigente.

A participação de um representante do TCE também foi elogiada por participantes, no chat ao vivo, como fez a profissional Lidiane Koerich: “Muito bom ver o Moisés (representando o TCE) na função esclarecedora/orientadora, pensando no profissional contábil, antes de fiscalizadora”, ressaltou.

Hoegen apresentou um apanhado de situações mais recentes de responsabilização de profissionais da contabilidade pelo TCE/SC e adiantou que a sua fala estaria centrada no posicionamento do Tribunal e não em convicções pessoais.  Entre as orientações, aconselhou cuidado em procedimentos de encerramento anual e o recolhimento de provas documentais.

“É uma satisfação saber que o nosso trabalho gera tanto interesse não só dos profissionais contábeis catarinenses quanto de outros estados”, concluiu o palestrante.

Esta edição da CTD foi gravada e pode ser assistida posteriormente no Canal Oficial do CRCSC no YouTube.