CRCSC participa do 1º Seminário de Fiscalização do CFC

Fonte: CFC
Data: 6 de junho de 2023
Créditos: Maitieli Weber

Nos dias 23 e 24 de maio, representantes e fiscais do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) estiveram presentes no 1º Seminário de Fiscalização do Sistema CFC/CRC’s, realizado na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília-DF. O encontro foi voltado ao aprimoramento e ao aperfeiçoamento das ações de fiscalização do Sistema, e destinado a vice-presidentes, coordenadores, gerentes, chefes da área de fiscalização e fiscais dos conselhos regionais.

Durante a palestra de abertura, realizada na manhã do dia 23 de maio, a vice-presidente de Fiscalização do CFC, Sandra Maria Campos, destacou que este é o primeiro de muitos encontros que virão, já que essa área é de suma importância para a atuação do Conselho em âmbito nacional. “Acredito que esse seminário vá se tornar rotina para nós, pois deverá ser realizado no mínimo a cada dois anos. A área de fiscalização é muito dinâmica, e muitas coisas acontecem. Precisamos nos reunir para discutir essas atualizações”, destacou Sandra.

Ela explicou que o seminário demorou um pouco para acontecer, pois “foi necessário pensar em uma pauta mais robusta e consistente, complexa, no sentido de tratar de relações interpessoais, liderança, pauta técnica e outros assuntos de interesse”.

O encontro também é uma forma de conhecer a realidade dos regionais, trocar informações importantes e realizar não só mudanças técnicas, mas também pessoais – demanda que ficou evidente na última inspeção. “Essa reunião serve para que possamos também falar com conhecimentos das nossas conquistas e dos desafios enfrentados.”

Durante o evento, os palestrantes trataram de temas abrangentes, como as principais alterações nas normas contábeis brasileiras; a influência da análise dos fiscais em procedimentos fiscalizatórios de demonstrações contábeis; as mudanças na Resolução CFC n.º 1.640/2021, que trata das prerrogativas dos profissionais da contabilidade e apresentação do sistema eletrônico dos processos de fiscalização.

O CRCSC trouxe para a pauta as boas práticas utilizadas em Santa Catarina no último ano. Uma equipe formada pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Lecir dos Passos Ghisi, pelo diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho, pela coordenadora do departamento de fiscalização, Marilúcia Dias, pelo fiscal do CRCSC, Carlos Gonçalves e pela assistente jurídica do CRCSC, Thayse Medeiros, liderou as apresentações.

O vice-presidente Lecir explicou os principais tópicos abordados: “Desde o ano passado temos como prioridade fiscalizar os escritórios mais novos, que vieram ao mercado a partir de 2016. Além disso, um diferencial da nossa fiscalização é que todos os escritórios recém-abertos são visitados pelo fiscal no mês subsequente, com o objetivo de levar informações sobre normas, resoluções e mostrar ao profissional que estamos ao lado dele”, enfatizou.

Ghisi ainda falou sobre o aprendizado durante os dois dias de seminário. “Dias de muito trabalho, aperfeiçoamento e absorção do que foi tratado, não apenas pelos palestrantes, mas por todos os CRC’s que compartilharam as boas práticas adotadas em cada regional”, complementou.

Uso do Business Inteligence (Power BI) – ficou também a cargo do CRCSC, apresentar como se dá o uso do business inteligence (power bi) para a fiscalização em Santa Catarina. Considerado um modelo de tecnologia, a equipe demonstrou como é utilizada a ferramenta dentro da fiscalização, que tem a finalidade de coletar dados e informações, organizar, tratar e fazer cálculos para que seja possível a criação de indicadores para auxiliar na tomada de decisões.

Projeto exclusivo dos Conselhos

Além disso, foi tratado, durante o Seminário, sobre um projeto exclusivo que está sendo desenvolvido pelo CRCSC juntamente com os CRCPR, CRCRJ e CRCMG. O Sistema Eletrônico de Processos de Fiscalização é uma plataforma que busca gerar, tramitar e julgar conforme o rito processual do Sistema CRC/CRC’s (Resolução CFC n.º 1.603/2020).

A coordenadora de fiscalização do CRCSC, Marilúcia Dias, apresentou o que foi realizado até o momento do projeto piloto. Por meio de uma linha do tempo e cronograma de desenvolvimento do sistema, Marilúcia mostrou o passo a passo das fases de elaboração e preenchimento no sistema de um processo e a sua visualização por usuários internos e externos. Cláudio Petronilho, diretor institucional do CRCSC falou sobre o projeto: “Um sistema robusto, altamente importante para a fiscalização, que está sendo desenvolvido por muitas mãos. O funcionamento deste sistema de processo eletrônico, será um marco histórico para o sistema processual, agilizando e oportunizando as informações entre o regional e os profissionais contábeis."

O Sistema Eletrônico de Processos de Fiscalização é considerado pelo Sistema como um projeto que traz facilidade e melhores resultados para conselheiros e profissionais da contabilidade, além de eficiência nos processos de fiscalização que serão, a partir de 2024, digitalizados.

Na foto, comitiva do CRCSC (da esquerda para direita), vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Lecir dos Passos Ghisi, fiscal Carlos Gonçalves, assistente jurídico Thayse Medeiros, coordenadora do departamento de Fiscalização, Marilúcia Dias e diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho