Habilidade Gerencial e a Conformidade Contábil-fiscal: estudo cross-country

Data: 14 de junho de 2023

Autores: Dyeniffer Packer Eigenstuhler, Cristian Baú dal Magro, Sady Mazzioni

Resumo: A habilidade gerencial advém das capacidades, competências e experiências que refletem em diferenciais estratégicos para todos os níveis organizacionais, sendo uma premissa de maior eficiência e conhecimentos contábeis e tributários que podem trazer grandes benefícios no resultado das organizações. Neste contexto, este estudo busca verificar a influência da habilidade gerencial na conformidade contábil-fiscal das empresas de capital aberto em nível global. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de coleta documental e os dados foram tratados pela regressão linear múltipla. A população da pesquisa compreende as companhias abertas de 28 países, sendo a amostra composta de 11.506 companhias no período de 2012 a 2019. De maneira geral, os resultados comprovaram que a habilidade gerencial influencia positivamente o nível de conformidade contábil-fiscal das empresas. Ao comparar os resultados entre os grupos de países analisados, evidencia-se que a orientação legal do país se torna um fator complementar à habilidade gerencial na determinação da conformidade contábil-fiscal. Por exemplo, as empresas com gestores mais habilidosos localizadas em países common law apresentam maior desconformidade contábil-fiscal, por outro lado, as empresas com maior habilidade gerencial de países civil law e muçulmanos apresentam maior conformidade contábil-fiscal. O estudo reforça a premissa de que as empresas de países common law e com maior habilidade gerencial estão preocupadas com a informação contábil de maior qualidade aos usuários externos, dando menos ênfase no uso da contabilidade societária para apuração tributária.

Palavras-chave: Contabilidade Societária, Origem legal, Contabilidade tributária

Link de acesso na íntegra: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3341