Secretaria da Fazenda de SC anuncia atendimento de demandas da classe contábil em reunião na sede do CRCSC

Data: 4 de agosto de 2023
Créditos: Bianca Backes

Já apresentou resultados a reunião de entidades representativas da classe contábil e de diversos setores da economia catarinense com o secretário de Estado da  Fazenda, Cleverson Siewert, e sua equipe, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), na tarde desta sexta-feira (3). O encontro foi marcado com o objetivo de debater dúvidas técnicas e operacionais pontuadas por profissionais da contabilidade que atuam em todas as regiões de SC. E, antes que as questões fossem pontuadas, o diretor de Administração Tributária da Fazenda, Dilson Takeyama, anunciou o atendimento de uma demanda antiga da classe: a dispensa do Registro 1601 do SPED fiscal.

“Nós, como entidades representativas da classe contábil, temos objetivos comuns à Secretaria de Estado da Fazenda, como a redução da burocracia e a melhoria do ambiente de negócios. E por isso é muito natural que trabalhemos em conjunto. Somos gratos pelo espaço que temos tido junto à SEF, seja por meio das reuniões bimestrais que levam demandas da classe contábil à Secretaria, seja por meio da comissão criada para levar sugestões para a desburocratização do governo”, destacou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, na abertura do evento.

O encontro também definiu a criação de um grupo das entidades contábeis e de empresas de software com a SEF, para discutir questões relativas à CBenef (mesmo que mantida a data de 1/11/2023, que será um dos objetos deste grupo de trabalho).

Outra conquista anunciada na reunião foi a extinção da DIME e DCIP em junho de 2024. Foi apresentado o cronograma com as etapas para validação da EFD e permitir a extinção. Consequentemente, será extinta também a DDE

O vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, ressaltou a importância dos avanços na relação das entidades com o Governo do Estado, especialmente em relação a pautas tão sensíveis como as anunciadas neste encontro.

Siewert elogiou a iniciativa das entidades de criar grupos de trabalho e de não apenas levar demandas ao Executivo, mas de ajudar na construção de soluções a eventuais déficits em processos e sistemas da administração pública.

“Estaremos sempre de portas abertas à classe contábil. Nós não temos medo também das críticas, ter conhecimento destas nos auxilia na busca de soluções. Temos objetivos conjuntos, como já destacou a presidente do CRCSC”, declarou o secretário da Fazenda.

Participaram da reunião os vice-presidentes do CRCSC Édio Silveira (Câmara de Registro) e Lecir Ghisi (Fiscalização) e o diretor Institucional Claudio Petronilho, o presidente da Fecontec, Dalvair Anghében, a presidente do Sescon SC, Maria Salete Rodrigues Pacheco, e o presidente do Sescon/GF, José Carlos de Souza. Estiveram representadas na reunião as seguintes entidades: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Fecontesc, Secon/SC, Sescon GF, Sescon Sul SC, Sescon Blumenau e empresas de software contábeis. Também se fizeram presentes representantes da Acats, Cefijo, Fampesc, Fecomércio-SC, Fiesc, Ocesc, Fecoagro, CDL, Fapesc, Sindifisco-SC, Afrac e Prefeitura Municipal de Campos Novos.

Acesse a galeria de fotos: https://www.crcsc.org.br/midia/fotos/344