Jucesc alerta os profissionais da contabilidade sobre processos em exigências

Data: 17 de maio de 2012

O gerente Operacional do CRCSC analisa alguns processos em exigência, junto com o diretor  de Registro Mercantil, Sérgio Luiz Gomes da Silva,  e o gerente de Informação e Controle de Processos, Roberto Momm, e as funcionárias Maria Nelsi  Pereira Souza Gesser e Denise da Cunha.

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) faz um alerta aos profissionais da contabilidade que estão com processos em Exigência, no registro de livro Diário do SPED Contábil, referentes aos exercícios de 2008, 2009 e 2010. Caso as exigências não sejam sanadas até o final do mês de junho, os processos relativos ao exercício 2011 ficarão em  suspenso. “Se as pendências não forem equacionadas, isso acarretará no sobrestamento dos registros do Exercício de 2011, o que pode ocasionar graves prejuízos para empresas que querem participar de licitações, por exemplo”, advertiu o secretário-geral da Jucesc, Blasco Borges Barcellos.
De acordo com ele, até o mês de junho cerca de 12 mil novos processos vão ingressar na Jucesc. Desse total, aproximadamente cinco mil poderão ser atingidos pela medida adotada pela Junta, por causa de exigências não cumpridas pela empresa.
Para verificar in loco a situação, o gerente operacional do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Cláudio da Silva Petronilho, reuniu-se nesta terça-feira com o secretário-geral da Jucesc, Blasco Borges Barcellos, o diretor de Registro Mercantil, Sérgio Luiz Gomes da Silva,  e a servidora Maria Nelsi  Pereira Souza Gesser, da Gerência de Informação e Controle de Processos. “Nosso interesse é encontrar soluções conjuntas que possam reverter o quadro atual”, observou o representante do CRCSC.

Conforme a Junta, são três os maiores problemas verificados nos processos que caem em exigência:
•    Data do ato constitutivo;
•    Nome abreviado;
•    Função do representante da empresa e natureza do livro.

O profissional da contabilidade pode verificar se o processo está em exigência no site da Jucesc, por meio do número do protocolo ou pelo NIRE da empresa.

Para o secretário-geral da Jucesc, os profissionais devem entrar em  contato o quanto antes com a Junta. “Cabe ao contador zelar pelo correto preenchimento dos dados que asseguram o registro dos livros, item obrigatório para o funcionamento das empresas”, ressaltou.

Fonte: Márcia Quartiero (texto), Cláudia Antunes (foto)  / Assessoria de Comunicação CRCSC