CRCSC alerta para atualização do cadastro de responsabilidade técnica

Data: 16 de agosto de 2023
Créditos: Bianca Backes

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) convoca profissionais e escritórios de contabilidade que atendem clientes de Florianópolis a atualizarem seu cadastro de responsabilidade técnica junto à entidade. Conforme convênio firmado com a prefeitura municipal da Capital, haverá uma integração entre os sistemas para a vinculação de contadores aos seus clientes, contribuintes no sistema tributário municipal.

O objetivo é agilizar e facilitar os processos burocráticos do Executivo Municipal, já que profissionais e empresas já têm obrigação de manter o cadastro atualizado no Conselho.

“Não faz sentido, em tempos de avanços tecnológicos, que o profissional tenha que realizar cadastros idênticos em locais distintos, como é o que estava acontecendo até então. É um retrabalho desnecessário. O que queremos, na gestão do prefeito Topázio Neto, é desburocratizar e facilitar a vida de profissionais e cidadãos”, explica a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Patricia Roncalio, que também é vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais do CRCSC.

Desde julho, cinco escritórios contábeis da Capital participam de uma experiência piloto para testar a funcionalidade da integração. A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, destaca que este é um projeto inovador, um grande avanço para os contribuintes florianopolitanos, assim como para os profissionais e organizações contábeis.

Além da possibilidade de entrega e consulta de declarações (com acesso qualificado ao Portal Cidadão Web de Florianópolis/Situação do Contribuinte de Florianópolis), o profissional contábil também poderá verificar e regularizar eventuais pendências fiscais dos seus clientes.

“Ouso dizer que esta é a primeira de outras conquistas que virão dessa parceria do CRCSC com a Prefeitura de Florianópolis”, elogia a dirigente.

Em dia - Manter o cadastro de vinculação de responsabilidade técnica atualizado junto ao CRCSC é uma obrigação de todos profissionais e empresários contábeis (não apenas os de Florianópolis, que agora têm mais um motivo para estarem em dia com esta responsabilidade). É necessário informar ao CRCSC as seguintes situações:

. Transferência: quando um novo profissional ou empresa contábil solicita o aceite do anterior;

. Inclusão: quando o profissional passa a atender uma empresa ou organização que ainda não tinha contador anterior;

. Desvinculação: quando é encerrado o contrato com o cliente e o mesmo não tem um contador novo (que solicitaria a transferência).

Se você é profissional da Contabilidade, pode atualizar o seu cadastro agora mesmo, clicando aqui: https://www.crcsc.org.br/servico/view/6 .