DIA DO CONTADOR: Data celebra a primeira profissão regulamentada no Brasil

Data: 22 de setembro de 2023
Créditos: Bianca Backes

Neste dia 22 de setembro celebramos no Brasil o Dia do Contador, data escolhida em homenagem à criação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis no país, em 1945. A profissão foi a primeira a ser regulamentada no Brasil, quando já era reconhecida como essencial à economia, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento. Atualmente, se faz indispensável também ao terceiro setor e no serviço público, possibilitando a transparência de contas e auxiliando na correta aplicação de recursos que são revertidos em prol dos cidadãos.

Desde a regulamentação, há 78 anos, até hoje, muita coisa mudou, não apenas do ponto de vista técnico - com constantes atualizações de normas e legislações -, mas também em decorrência das inovações tecnológicas. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, salienta que, na contramão do que acontece em outras áreas, o mercado para quem atua na contabilidade só cresce.

“As ferramentas tecnológicas são instrumentos que nos permitem sair da esfera operacional para nos dedicarmos ao que fazemos de melhor, que é filtrar e traduzir dados e informações em favor das organizações, auxiliando na tomada de decisões”, afirma a dirigente.

Dados disponibilizados na página do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) demonstram que o número de profissionais e empresas contábeis segue aumentando: no final de 2020, eram 519.080 profissionais registrados e 73.898 escritórios de contabilidade. Hoje, são 529.757 profissionais e 88.426 organizações.

Competências - A importância da profissão também é reconhecida pelo mercado. Em uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em novembro de 2022, 86% dos empresários entrevistados responderam que profissionais da contabilidade os ajudaram na tomada de decisões. Em 2023, a criação da Frente Parlamentar da Contabilidade Brasileira também evidenciou o reconhecimento público ao ofício.

A presidente pondera que, para que a profissão siga reconhecida, o trabalho do CRCSC é fundamental. “O contador e as empresas contábeis precisam estar em constante atualização. Justamente por isso, uma das prerrogativas do CRCSC, além do registro e da fiscalização, é promover a educação continuada. Só no ano passado, o CRCSC realizou 62 eventos, envolvendo, ao todo, mais de 40 mil participações, com cursos, seminários, palestras etc.”