Processo administrativo de fiscalização do CRCSC passa a ser eletrônico

Data: 29 de setembro de 2023
Fotos: Maitieli Weber
Créditos: Bianca Backes

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) implementou, no mês de setembro, o novo Sistema de Processo Eletrônico de Fiscalização. Com isso, toda a instauração, tramitação e movimentação dos processos administrativos da área de fiscalização (Resolução CFC 1.603/2020) passa a ser informatizada, sem a necessidade de impressão de documentos, ou envio destes pelos Correios.

O Conselho catarinense é um dos pioneiros em implementar a inovação, juntamente com os CRCs do Paraná, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O grupo participou do projeto piloto de desenvolvimento, testes e aprimoramento do sistema digital, em parceria com a empresa de software SPW. A adesão dos demais conselhos, em outros estados, está prevista para os próximos meses.

“O CRCSC novamente é referência para transformações positivas no sistema CRCs/CFC. Toda a construção do novo recurso teve participação direta da equipe de fiscalização e setor de TI do CRCSC. Este projeto está alinhado com o compromisso que temos com o meio ambiente e com a melhoria do serviço que prestamos aos profissionais e à sociedade”, destaca a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais.

Mais do que uma inovação, a mudança se reverte em agilidade aos processos em andamento no CRCSC e até mesmo em economia à entidade. Para se ter uma ideia, o primeiro processo aberto no novo modelo tem 700 páginas. Antes da implementação do novo sistema, essas folhas seriam impressas para a montagem de um processo físico. Nos últimos 12 meses, foram impressas mais de 83 mil páginas (média de 6,5 mil folhas ao mês) pelo Departamento de Fiscalização - o que deixará de acontecer.

Com a digitalização, o envio do auto de infração, antes feito por correspondência via Correios, agora é feito por e-mail. No decorrer do processo, ferramentas como mecanismos de busca no sistema dão celeridade aos trâmites. É importante ressaltar que, em todas as etapas, as assinaturas das peças são realizadas com uso de certificação digital - o que confere segurança ao processo.

O próximo passo, agora, é a digitalização também da fase de recursos nos processos de fiscalização.

Entenda como funciona:

. O CRCSC lavra o auto de infração e instaura um processo administrativo de fiscalização

. Os profissionais da contabilidade envolvidos são cientificados eletronicamente (via e-mail)

. Neste e-mail é enviado um link para acessar o processo e os arquivos relacionados e o passo a passo para o uso do novo sistema

. Em caso de dúvidas em relação aos e-mails recebidos, entre em contato com os canais de comunicação com o Departamento de Fiscalização CRCSC:
- Whatsapp: (48) 3027-7001 - opção 3

- Telefone: (48) 3027-7000 - Opção 3