Painel em governança no setor público destacou exemplos práticos da atuação dos profissionais contábeis

Data: 29 de setembro de 2023
Fotos: Maitieli Weber
Créditos: Bianca Backes

O Painel Governança Corporativa no Setor Público, na manhã desta quinta-feira (28), marcou o encerramento da capacitação “O Protagonismo do Profissional da Contabilidade na Governança Corporativa no Setor Público”. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) na sede da entidade, também foi transmitido ao vivo e está disponível no YouTube. No fechamento do ciclo, os palestrantes trouxeram exemplos práticos de governança na gestão pública e sua relação direta com a atuação de contadores.

A presidente do CRCSC, Marisa Schvabe, realizou a abertura do painel e, em sua fala, parabenizou os responsáveis pelo projeto e agradeceu pessoalmente ao secretário de Estado da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert, um dos palestrantes, pela parceria com o CRCSC em ações para a desburocratização de processos tributários do Fisco. Destacou, ainda, que os contadores são indispensáveis para a transparência das contas públicas e para a governança.

Siewert ressaltou a importância da atuação dos profissionais da contabilidade que fazem parte da estrutura da gestão pública no Estado. Explicou que são eles os responsáveis por transformar dados em informações, auxiliando na tomada de decisões.

“Os profissionais de contabilidade são peça-fundamental no pensamento, na implantação e na execução de qualquer política pública”, defendeu o secretário, ponderando que a gestão pública deve mirar no que ele chama de “lucro social”: fazer mais e melhor pela sociedade todos os dias.

::: CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO :::

O advogado Eflay Miranda, que é professor adjunto na Universidade Estadual de Maringá, também palestrou no evento. Na fala de abertura, elogiou o fato do Conselho contar com uma presidente mulher. “Quando falamos em governança, precisamos falar sobre equidade de gênero. Essa discussão precisa ser feita em companhias que querem estar alinhadas aos princípios ESG. Meus parabéns ao CRCSC, ver uma mulher no principal cargo da entidade é um ótimo sinal”, celebrou o palestrante.

A contadora Graziela Luiza Meincheim, que é membro da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCSC e diretora de Contabilidade e Informações Fiscais da SEF, mediou o painel, que também contou com o coordenador da Comissão de Governança Corporativa de Organizações Públicas, Privadas e do Terceiro Setor, contador Juarez Domingues Carneiro.

A Capacitação “O Protagonismo do Profissional da Contabilidade na Governança Corporativa no Setor Público” contou com quatro módulos on-line, que foram realizados desde o dia 28 de agosto, e abordaram temas como Controladoria, Prestação de Contas e Governança Digital. Esse é o painel de encerramento da capacitação. Antes da capacitação em governança voltada ao setor público, o CRCSC havia promovido um ciclo de eventos voltado à governança no Terceiro Setor. E, a partir do dia 3 de outubro, se inicia a capacitação em governança voltada ao  setor privado.