Equipe de fiscalização do CRCSC participa de treinamento do CFC em São Paulo/SP

Fonte: CRCSP
Data: 2 de outubro de 2023
Créditos: Maitieli Weber

Fiscais do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) participaram de um treinamento, em São Paulo (SP), promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), sobre as recentes mudanças na legislação voltada à contabilidade das microentidades e das pequenas empresas.

O encontro foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro, na sede do CRC de São Paulo, e foi ministrado pelo doutor em Controladoria e Contabilidade Tiago Nascimento Borges Slavov, que abordou a “Análise de demonstrações contábeis, conforme NBC TG 1000, 1001, 1002 e NBC TG 26”.

A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, a coordenadora de Fiscalização do CFC, Franciele Carini, e o diretor de Tecnologia e Infraestrutura do CRCSP, Domingos Sávio Mota, fizeram a abertura do treinamento e destacaram a importância da fiscalização dos Conselhos de Contabilidade.

“O objetivo deste treinamento é atualizar e aprimorar as equipes de fiscalização de todo o país, porque o trabalho que vocês executam é sofisticado e exige um conhecimento profundo sobre as normas que regem a atividade contábil. A partir já deste exercício, iremos intensificar o foco da fiscalização na análise das demonstrações contábeis, atestando assim a qualidade do trabalho dos profissionais contábeis e contribuindo cada vez mais para a valorização da nossa profissão”, declarou a vice-presidente Sandra.

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, também deixou uma mensagem de boas-vindas. “Estive recentemente em uma atividade do Tribunal de Contas da União (TCU) e eles valorizam muito a atividade dos Conselhos, em especial a fiscalização. Eles dizem que se não houvesse fiscalização, não teria sentido existirem os Conselhos de Profissão Regulamentada”, declarou.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSC, Lecir dos Passos Ghisi, falou sobre a importância de manter esta área, tão determinante para a classe contábil, sempre atualizada: “Ficamos felizes em contar com a participação de parte dos fiscais de Santa Catarina neste treinamento. Isso demonstra que valorizamos capacitações e a educação continuada também de nossos profissionais internos”.

Capacitação - O treinamento aliou teoria e prática, com espaço para sanar as principais dúvidas dos participantes, com testes sobre questões práticas do dia a dia dos fiscais do Sistema CFC/CRCs. “Estes dois dias são uma continuação do treinamento on-line que realizamos em março. Agora teremos a oportunidade explorar novos aspectos e tratar de forma mais prática sobre as mudanças trazidas pelas normas NBC TG 1001 e 1002”, explicou Slavov.

A dispensa das notas explicativas para aqueles que são obrigados ao cumprimento da NBC TG 1002, a existência de novas exigências para as microempresas e maior alinhamento destas com as normas aplicáveis às organizações de pequeno e médio portes foram alguns dos tópicos tratados por Tiago Slavov.

“É importante que os profissionais da contabilidade saibam que a fiscalização dos Conselhos de Contabilidade está atenta e preparada para averiguar os procedimentos de observância às normas contábeis”, concluiu o palestrante.

Na foto: Luciano Ducioni (fiscal), Wandersson Schmidke (fiscal), Marieli Tonello (fiscal); Marilúcia Dias (coordenadora do departamento de Fiscalização), Odir Amado (fiscal) e Carlos Gonçalves (fiscal)