Atualização para acesso ao portal e-cac da Receita via certificado digital

Data: 29 de maio de 2012

A Receita Federal informa a todos usuários do Portal e-CAC que haverá mudanças no acesso com Certificado Digital, a partir de 31/05/2012, requerendo procedimentos de atualização.

O objetivo é a adequação ao padrão SHA2 de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, visando conferir maior segurança no uso de certificado digital.

Procedimentos/requisitos necessários

1) Atualizar a nova cadeia de certificados: a partir de 31/05/2012, quando o usuário acessar o e-CAC , será orientado sobre os procedimentos necessários à instalação da nova cadeia de certificados. A NÃO atualização poderá gerar erros no acesso ao sistema.

2) Configuração do sistema operacional

2.1) Sistema Microsoft Windows XP:  necessita  da versão Service Pack 3, ou superior. Para o usuário verificar a versão instalada na sua máquina, clicar com o botão direito do mouse em “Meu Computador” e selecionar “Propriedades”.

2.2) Demais sistemas operacionais:  o usuário deverá verificar junto ao fornecedor se o sistema operacional existente suporta o uso do padrão SHA2 de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.

Fonte: Receita Federal