Planejamento Sucessório Empresarial e Familiar será discutido em Câmara Técnica do CRCSC

Data: 5 de junho de 2024
Créditos: Graziella Itamaro

Com o objetivo de orientar os profissionais contábeis a respeito da sucessão familiar empresarial, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) promove no dia 17 de junho, às 10h a Câmara Técnica Debate “Planejamento Sucessório Empresarial e Familiar: antes tarde que nunca”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% das empresas no Brasil são de origem familiar. No entanto um levantamento do Banco Mundial que revela que somente 30% dessas empresas familiares chegam até a 3ª geração e apenas metade delas sobrevivem à segunda. No Brasil, cerca de 89%, não vai adiante após a terceira geração, e por esta razão, ter um plano sucessório definido torna-se cada vez mais essencial para ter uma longevidade bem-sucedida.

Profissionais de confiança da maioria dos negócios, os contadores podem desempenhar um papel fundamental no processo de planejamento sucessório, orientando as famílias, auxiliando na estruturação e fornecendo o suporte contínuo.

O evento será conduzido pelo Desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina; Doutor em Direito e Professor, Raulino Jacó Brüning, que fará um panorama completo sobre o tema abordando desde a criação até os passos para o planejamento.

O encontro será transmitido ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube do CRCSC e terá como debatedores o contador e vice-presidente técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, o contador e empresário contábil, José Sidney Ribeiro Esmério, e o advogado; membro da Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto do novo Código Comercial Brasileiro e membro da Comissão de Juristas de Revisão do Projeto de Código Comercial Brasileiro (PL 1572/2011) – Câmara dos Deputados, Felipe Lückmann Fabro.

Interessados em participar basta fazer a inscrição no link https://www1.cfc.org.br/evento?JW7