Mudanças no cadastro de empresas em Florianópolis são apresentadas para o setor contábil

Data: 12 de junho de 2024
Créditos: Graziella Itamaro

Importante serviço que permite às empresas se cadastrarem no município de Florianópolis de forma rápida e eficiente, a automatização no cadastro para pessoas jurídicas através do Sistema de Registro Integrado, o REGIN, foi detalhada para os profissionais contábeis nesta terça-feira, dia 11 de junho, em um evento on-line do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), com transmissão ao vivo no canal oficial do CRCSC no Youtube.

O evento foi aberto pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Marisa Schvabe que enalteceu as parcerias e o empenho de todos no desenvolvimento do sistema. “A automatização certamente não só auxiliará na atuação dos profissionais da contabilidade, como também contribuirá para a desburocratização dos processos e o fomento ao empreendedorismo”, destacou Marisa.

A secretária da Fazenda de Florianópolis que também atua como conselheira do CRCSC, Michele Roncalio, ressaltou a importância da desburocratização com a automatização dos cadastros. “Este é mais um passo que damos para desburocratizar os processos, tornando-os mais simples e dinâmicos”, pontuou Michele.

“Os processos serão feitos diretamente no site da Jucesc, que repassará por integração, as informações diretamente ao sistema da Prefeitura de Florianópolis não precisando mais de processos complementares, desburocratizando e simplificando assim a atuação dos profissionais contábeis quanto a exigência e retrabalho nos cadastros municipais, melhorando todo o ambiente de negócios”, detalhou Michele.

O evento também contou com a participação do secretário adjunto da Fazenda de Florianópolis, Adécio Luiz Luciani, que coordenou a inovação e reforçou a importância do avanço. “Este é um caminho sem volta e que pensamos em avançar ainda muito mais. Vale destacar que este é um trabalho de muitas parcerias que construímos desde o início da gestão. E isso nos garante ter resultados melhores, de maneira prática e objetiva”, declarou Adécio.

José Carlos de Souza, presidente do Sescon Grande Florianópolis também destacou a importância das mudanças. “Estamos na era da automatização e precisamos automatizar para simplificar e como interlocutores da classe nos colocamos à disposição para divulgar as informações”, declarou.

O detalhamento das mudanças foi apresentado pela contadora Sueli Grazielle Fenner Lira, diretora Sescon GF e consultora SEBRAE/SC e o gerente de TI da JUCESC, Aiter Sena Silver. “Nosso intuito é sempre melhorar o ambiente de negócios para os empreendedores e a porta de entrada são os contadores. A automatização permitirá diversas ações como por exemplo, mudanças de endereço, de atividade e outros fluxos para eventos de alteração e baixas de empresas na Jucesc”, ressaltou Sueli.

A automatização e a operação começam a partir de 17 de junho e a expectativa é automatizar 85% dos processos reduzindo a burocracia, os custos para empresas e prefeituras, aumentando o número de empresas e empregos formais, gerando mais renda e recursos para investimentos em áreas como saúde, segurança e educação, permitindo assim, um maior desenvolvimento do município, explicou a profissional.