Reunião plenária do CRCSC com apresentação de resultados é realizada na sede da entidade

Data: 21 de junho de 2024
Fotos: Ana Cláudia Antunes
Créditos: Maitieli Weber

O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) realizou, na quarta-feira (19), mais uma reunião Plenária para apresentações de resultados e deliberações.

A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais conduziu o momento e fez as boas-vindas aos vice-presidentes, conselheiros e demais participantes. A dirigente justificou a ausência de alguns integrantes do plenário, entre eles, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Willian Schmitt, que está participando do Seminário de Cobrança do Sistema Nacional de Contabilidade, acompanhado dos diretores do CRCSC, Cláudio Petronilho e Cleber Dias, em São Paulo.

A reunião Plenária do mês foi prestigiada pelo delegado de representação do CRCSC em Lages, Aldo Esmério e o membro da comissão Técnica de Contabilidade na Governança Corporativa de Organizações Públicas, Privadas e do Terceiro Setor, Renato Gomes.

O vice-presidente de Registro, Édio Silveira, realizou as apresentações iniciais e abordou as pautas da sua área, entre elas, dados relacionados a multas de eleição e o Exame de Suficiência, que acontece no próximo dia 30 de junho, em todo o Brasil.

Na sequência, o vice-presidente de Administração e Finanças, Itelvino Schinaider, falou sobre o Relatório de Análise de Desempenho do Plano de Logística Sustentável do CRCSC do biênio 2022-2023, que visa avaliar as ações implementadas na entidade, que dizem respeito à sustentabilidade. Um dos dados apresentadosfoi a redução de 47,05% de copos plásticos descartáveis, redução de 55% de folhas do consumo de papel e 50% a menos no consumo de quantidade de m³ de água. Todos os resultados foram comparados a 2019, já que os anos de 2020 e 2021 contaram com mudanças drásticas em função da pandemia de COVID-19 e que não podem servir de comparativo. O relato completo está no site do CRCSC neste link.

“Tivemos resultados significativos nestes dois anos com o esforço de todo o Comitê de Sustentabilidade, responsável pela implementação das ações, assim como dos próprios colaboradores que adotaram uma cultura mais sustentável e de conscientização. Podemos dizer que um dos motivos da redução foi a implantação do home office (hoje o trabalho é realizado de forma híbrida) e a digitalização dos trabalhos, contribuindo para a redução da impressão de papéis”, avaliou o vice-presidente.

Michele Patricia Roncalio, secretaria de Fazenda do Município de Florianópolis e conselheira do CRCSC, pediu a palavra para falar sobre o lançamento da automatização de cadastro de contribuintes PJ por meio do Regin, que aconteceu no dia 7 de junho, na Prefeitura do município. “Essa é uma inovação que vem para desburocratizar, principalmente porque é o contador quem está à frente desse processo”, avaliou a secretária, que ainda agradeceu o espaço que recebeu do CRCSC para divulgar a mudança por meio da LIVE ocorrida no dia 11/06. Confira aqui. A presidente Marisa comentou sobre o avanço: “Meu desejo é que outras prefeituras tenham essa coragem e iniciativa, pois esse tipo de mudança facilita enormemente a vida do profissional da contabilidade que faz, muitas vezes, um trabalho duplicado em vários ambientes”, avaliou.

Os vice-presidentes Liliane Maria Novaes (Controle Interno), Katia Cilene Tavares (Desenvolvimento Profissional), Lecir dos Passos Ghisi (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Roberto Aurélio Merlo (Técnica) também apresentaram resultados de suas respectivas câmaras, e trouxeram resultados positivos do período, com destaque para as principais ações e projetos do CRCSC.