Prêmio Amigo do Leão tem inscrições prorrogadas

Data: 24 de junho de 2024
Créditos: Graziella Itamaro

As inscrições para o Prêmio Amigo do Leão 2024 foram prorrogadas até o próximo dia 15 de julho. Promovido pelo Instituto Amigo do Leão com apoio o apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e uma série de entidades institucionais de Santa Catarina, o Prêmio Amigo do Leão será concedido pelo segundo ano consecutivo para reconhecer aqueles que mais destinaram recursos para projetos sociais de Santa Catarina através de doações aos fundos da criança e do adolescente e fundos do idoso.

O prêmio é concedido em sete categorias: Contador, Empresa, Doador Pessoa Física, Organização Social, Captador de Recursos, Município Catarinense e Campanha de Arrecadação. O edital para inscrição ao prêmio está disponível na plataforma PROSAS por meio do link premioamigodoleao2024.prosas.com.br. Os vencedores serão revelados em cerimônia de premiação, a ser realizada em outubro, em Florianópolis.

POTENCIAL

A destinação de parte do Imposto de Renda devido é um ato de cidadania que pode ajudar muitas pessoas, especialmente aquelas que se encontram em condições mais vulneráveis. E o potencial de destinação é enorme no Brasil, chegando a R$ 12,93 bilhões. No último ano (IRPF 2024 – ano calendário 2023), a Receita Federal do Brasil contabilizou 237.081 doações aos Fundos da Criança e do Adolescente e aos Fundos do Idoso no ato da declaração, representando um montante de R$ 330,43 milhões.

Em Santa Catarina, por exemplo, o potencial de arrecadação é da ordem de R$ 434 milhões com a doação de pessoas físicas, e foram arrecadados cerca de R$ 16 milhões, segundo dados da Receita Federal, com um acréscimo de 9,9% em relação a 2023. Esses recursos depois de arrecadados são gerenciados por conselhos (municipais e estadual) constituídos por pessoas da sociedade e de governo, obedecendo a leis federais relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Estatuto do Idoso.

Além do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), o Prêmio Amigo do Leão tem patrocínio da Engie, Portobello Grupo, Giassi Supermercados, Combo Atacadista, Porto de Itapoá, Instituto Rogerio Rosa, Instituto Genésio A. Mendes, Êxitos, big Soluções Sociais, Orplan Solutions e RTACont Assessoria Contábil. A iniciativa tem apoio institucional da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Filantropia, Prosas, Movimento Nacional ODS, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau e Região (Sescon Blumenau Vale Europeu), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/SC) e Mais Elegância.