Contabilidade do Estado é referência

Data: 6 de junho de 2012

Com o tema “Contabilidade e desenvolvimento organizacional frente às dinâmicas sociais”, começou nesta segunda-feira e se estende até hoje (6), no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, o VI Congresso ANPCONT – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

Nesta edição, o evento busca estabelecer uma ligação entre estudos acadêmicos e formas de aplicar este conhecimento nas organizações. Dentro dessa enfoque, os contadores e mestres em Contabilidade Jorge Luiz Alves e Michele Patricia Roncalio (também conselheira do CRCSC),  da Gerência de Estudos e Normatização Contábil da Diretoria de Contabilidade Geral (GENOC/DCOG), fizeram a apresentação do artigo intitulado “Evidenciação Patrimonial no Estado de Santa Catarina: desafios e resultados da adoção das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público”. O texto permitiu aos participantes conhecer mais profundamente os diversos enfoques de estudos da contabilidade, ressaltando os trabalhos desenvolvidos pela DCOG/SEF na busca da convergência às normas internacionais, considerados uma referência nacional.

Apresentado na terça-feira (5), o trabalho foi elogiado pelos participantes e pelos integrantes da banca dessa sessão, que destacaram a necessidade da realização de estudos que tenham uma aplicação prática. Também apresentado na mesma sessão, o trabalho das  pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará, Anelise Florencio de Meneses e Maria da Glória Arrais Peter, concluiu que, entre os entes federativos, os balanços da União e do Estado de Santa Catarina obtiveram, em 2009 e 2010, as maiores pontuações no que se refere ao nível de evidenciação de informações sobre variações patrimoniais, proporcionando maior transparência às demonstrações contábeis. O título do artigo foi “Evidenciação das Demonstrações Contábeis: estudo sob a óptica do processo de convergência das Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público”.